Últimas Notícias

Seleção feminina de goalball estreia com vitória contra Ucrânia em tradicional torneio na Suécia

Jéssica Vitorino, atleta da seleção Brasileira que disputa a Malmo Cup
Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira feminina de goalball estreou com uma vitória e um empate nesta sexta-feira, 19, na Copa Malmö, tradicional competição da modalidade que está sendo disputada na Suécia e reúne dez equipes.

No primeiro jogo, a equipe liderada pelo técnico Gabriel Goulart venceu as ucranianas por 10 a 0. Kátia Silva fez quatro gols, seguida de Jéssica Vitorino, com três. Carol Duarte, Danielle Longhini e Moniza marcaram uma vez cada.

Na segunda partida, o time chegou a estar vencendo Israel, medalhista de bronze no último Campeonato Mundial, por dois gols de vantagem, mas acabou cedendo o empate em 7 a 7.

A equipe volta a jogar neste sábado, quando terá novamente dois compromissos: a partir das 4h35 (de Brasília), enfrenta a Dinamarca. Mais tarde, às 8h55, o duelo será diante do Canadá, quarto colocado do último Mundial – as brasileiras ficaram em nono lugar na competição. As finais da Copa Malmö acontecem no domingo.

O torneio deste ano conta com dois grupos com cinco equipes em cada. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Dinamarca, Canadá, Israel e Ucrânia.

Também disputam a competição Turquia, Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França. Os confrontos podem ser acompanhados por este link.

A Copa Malmö existe desde 2000. O Brasil ganhou as edições de 2018 e 2019 com a equipe masculina, mas jamais conquistou o título com a equipe feminina. Por conta da pandemia, não houve competição em 2020 e 2021. No ano passado, o time feminino ficou com o bronze, ao vencer os EUA, por 2 a 1, nos pênaltis.

A Seleção norte-americana é a maior vencedora da história, com nove troféus, sendo o último em 2015. As japonesas são as campeãs vigentes.

O objetivo do trabalho neste ano é a classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidades de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e os Jogos Parapan-Americanos, em novembro, no Chile. Apenas o campeão de cada um desses torneios garante vaga nos Jogos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar