![]() |
Pictograma do boxe para Paris-2024 (Foto: Divulgação) |
A Confederação de Boxe dos Estados Unidos (US Boxing) divulgou nesta segunda (20), uma carta afirmando que a IBA (Associação Internacional de Boxe) está sabotando o processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A carta vem em resposta a publicação do sistema classificatório para os Jogos pela entidade, que está proibida de organizar o evento nos Jogos, devido a irregularidades de governança.
Desde Tóquio-2020, uma força-tarefa do COI (Comitê Olímpico Internacional) é quem organiza a classificação e a modalidade nas Olimpíadas. A então AIBA foi banida do quadro da entidade máxima do movimento olímpico por esquemas de corrupção e manipulação de resultados, que chegaram a acontecer em lutas da Rio-2016. Atualmente, a IBA tem conflitos com o COI pela desconfiança e o fato de a federação não respeitar o pedido da entidade para a realização de novas eleições de forma limpa.
Surte +: Após IBA publicar qualificação para Paris, COI reitera que entidade está fora dos Jogos Olímpicos
O clima entre Estados Unidos e IBA não é das melhores, principalmente pelo fato de o país ser o líder do boicote aos Mundiais feminino e masculino deste ano. Para a IBA, os dois torneios deveriam ser classificatórios para os Jogos e foram completamente ignorados pelo COI.
A IBA é, na melhor das hipóteses, incompetente. Na pior das hipóteses, o USA Boxing acredita que isso pode ser uma tentativa de sabotar a qualificação olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris. Diz a carta.
No sistema de classificação do Comitê Olímpico, as vagas serão distribuídas nos torneios continentais como o Pan-Americano de Santiago-2023.
0 تعليقات