Últimas Notícias

Ministra russa afirma que tentativas de excluir a Rússia do esporte seriam "inúteis"

Foto: Russian Foreign Ministry Press Service/TASS

 

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que as tentativas de retirar a Rússia dos esportes internacionais tendem a falhar. Zakharova, em comunicado relatado pela agência oficial de notícias estatal russa TASS, afirma que estão ocorrendo tentativas claras de tirar a Rússia das competições internacionais.

 

A ministra acrescentou ainda que qualquer tentativa neste sentido tende a ser um movimento inútil. "Deveria ficar claro para todos, incluindo aqueles que defendem altos princípios morais e defendem a independência do esporte em relação à política", completou Zakharova.

 

No início desta semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que está explorando um caminho para a participação de atletas da Rússia e de Belarus nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024. No entanto, o órgão regulador disse que estaria sob "condições estritas" de neutralidade e apenas para atletas que "respeitassem totalmente a Carta Olímpica".

 

O posicionamento do COI considera que nenhum atleta deve ser impedido de competir "por causa de seu passaporte" e "os governos não devem decidir quais atletas podem participar de qual competição e quais atletas não podem".

 

Esta declaração veio depois que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, instou o presidente francês, Emmanuel Macron, a garantir que a Rússia e Belarus não estivessem representadas de nenhuma forma em Paris 2024.

 

De acordo com o ministro dos Esportes da Ucrânia, Vadym Guttsait, o Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia deve realizar uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir se deve boicotar Paris 2024 se atletas russos e de Belarus forem permitidos, já insinuando que eles podem fazê-lo.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar