Jogos da Commonwealth 2022 - Dia 5


Vamos ao resumo do que aconteceu nesta terça-feira (2) quinto dia de disputas dos Jogos da Commonwealth, que estão sendo realizados em Birmingham (GBR).


Basquete 3x3


A Inglaterra ganhou a disputa masculina ao superar a Austrália por 17-16. O bronze foi para o Canadá, que ganhou da Escócia por 13-12.

No feminino, o Canadá levou a melhor, ao vencer a Inglaterra por 14-13. A Austrália ganhou o bronze, ao bater a Nova Zelândia por 13-12.

Nas disputas paralímpicas, o Canadá venceu a Austrália por 14-5 para ficar com o ouro no feminino e os australianos ganharam o masculino ao bater os canadenses por por 11-9.

Ginástica Artística


O inglês Jake Jarman conquistou o quarto ouro nos Jogos ao ganhar o salto masculino com 14.916. A prata foi para o também inglês Giarnni Regini-Moran e o bronze para o australiano James Bacueti.

Nas barras paralelas masculinas, o ouro foi para o inglês Joe Fraser, com 15.000. Regini-Moran outra vez foi prata e o cipriota Marios Georgiou ganhou o bronze.

O ouro na barra fixa masculina ficou com o cipriota Ilias Georgiou, com 14.466. Tyson Bull, da Austrália, ganhou a prata e Marios Georgiou ganhou o segundo bronze do dia.

A inglesa Alice Kinsella levou o ouro na trave feminina, com 13.366. Ela foi seguida pela também inglesa Ondine Achampong e pela australiana Emily Whitehead.

No solo feminino, a Austrália fez uma dobradinha, com Kate McDonald sendo a vencedora, com 13.466. A prata foi para Georgia Godwin. O bronze ficou com a canadense Emma Spence.

Lawn Bowls


O País de Gales foi ouro nos pares masculinos, com 19-18 sobre a Inglaterra. O bronze foi para a Escócia.

No Fours feminino, a Índia bateu a África do Sul por 17-10 para ficar com o título. A Nova Zelândia ganhou o bronze.

Na competição paralímpica dos Pares B6-B8 masculino, a Escócia levou a melhor sobre a Austrália por 16-7.

Badminton


A Malásia conquistou o ouro na competição mista por equipes ao vencer a Índia por 3-1. Cingapura ficou com o bronze.


Tênis de Mesa


O ouro por equipes masculinofoi para a Índia, que venceu Cingapura por 3-1. A Inglaterra acabou com o terceiro lugar, ao ganhar da Nigéria por 3-0.



Natação


Após a surpreendente derrota nos 100m Peito masculino, o inglês Adam Peaty deu a volta por cima e ganhou os 50m peito com o tempo de 26.76s. O australiano Sam Williamson ganhou a prata e o escocês Ross Murdoch levou o bronze.

Já nos 100m peito feminino, a sul-africana Lara van Niekerk ganhou com o tempo de 1:05.47. A dobradinha veio com Tatjana Schoenmaker em segundo e a australiana Chelsea Hodges completou o pódio.

O inglês Brodie Williams venceu os 200m costas masculino, com a marca de 1:56.40, a frente do australiano Bradley Woodward e do sul-africano Pieter Coetze.

Nos 200m borboleta feminino, a australiana Elizabeth Dekkers ficou com o ouro ao marcar o tempo de 2:07.26. A prata foi para a inglesa Laura Stephens e o bronze para a também australiana Brianna Throssell.

A Austrália varreu o pódio nos 100m livres feminino, com Mollie O'Callagham ganhando com 52.63s. Shayna Jack e Emma McKeon, que conquistou a 17ª medalha na história dos Jogos, completando o pódio.

O canadense Joshua Edwards faturou os 100m borboleta masculino, com 51.24. Em segundo ficou o inglês James Guy e em terceiro o australiano Matthew Temple.

Na prova dos 800m Livres feminino, a Austrália de novo varreu o pódio. Ariarne Titmus ganhou com o tempo de 8:13.59, novo recorde dos Jogos. Kiah Melverton foi prata e Lani Pallister bronze.

Os 4x100m livres misto teve o ouro da Austrália, com 3:41.30. O Canadá ficou em segundo e a Inglaterra em terceiro.

Nas provas paralímpicas, o australiano Col Pearse foi ouro nos 100m borboleta S10 masculino e a australiana Jasmine Greenwood ganhou os 200m medley S10 feminino.

Judô


Na categoria até 63kg feminina, a canadense Catherine Beacuhemin- Pinard derrotou a inglesa Gemma Howell para ficar com o ouro. A galesa Jasmine Hacker-Jones e a australiana Katharina Haecker ganharam os bronzes. 

A australiana Aoife Coughlan ganhou a categoria até 70kg feminina, ao derrotar a jamaicana Ebony Daley. Os bronzes ficaram com as inglesas Kelly Petersen-Pollard e Katie-Jemina Yeats-Brown.

O inglês Daniel Powell ganhou o ouro na categoria até 73kg masculina ao superar o gambiano Faye Njie. O malaio Amir Majeed e o australiano Jake Bensted ficaram com o bronze.

Já na categoria até 81kg masculina, o campeão foi o inglês Lachland Moorhead, que ganhou do canadense François Gateau. Os bronzes foram para o australiano Uros Nikolic e o canadense Mohab Elnahas.


Atletismo


As competições do atletismo começaram nesta quarta-feira, com a nigeriana Chioma Onyekwere ganhando o arremesso de disco feminino, com a marca de 61.70m. A inglesa Jade Lally foi prata e a também nigeriana Obiageri Amaechi ficou com o bronze.

Os 10.000m masculino tiveram a vitória de Jacob Kiplimo, de Uganda, com 27:09.19, recorde dos Jogos. Os quenianos Daniel Ebenyo e Kibiwott Kandie completaram o pódio.

A australiana Nina Kennedy ganhou o salto com vara feminino, com 4.80m. A inglesa Molly Caudery foi prata e a neozelandesa Imogen Ayris foi bronze.

Duas provas paralímpicas tiveram finais nesta quarta. O inglês Emmanuel Oyinbo-Coker ganhou os 100m T45-47 masculino, a inglesa Hannah Cockroft venceu os 100m T33-34 feminino.

Levantamento de Peso


Na categoria até 96kg masculina, o samoano Don Opeloge foi ouro com um total de 381kg, recorde do campeonato. O feito iguala Don aos irmãos, também campeões na Commonwealth. Niusila foi ouro nos 105kg masculino dos Jogos de 2010 e Ele ganhou também em 2010, mas na categoria até 75kg feminina.

A prata foi para o indiano Vikas Thakur e o bronze ficou com o fijiano Tainiela Rainibogi.

A canadense Maya Laylor foi a vencedora da categoria até 76kg feminino, com 228kg no total. A nigeriana Taiwo Liadi terminou em segundo e a nauruense Maximina Uepa levou o bronze.

Já na categoria até 87kg feminina, Eileen Cikamatana, da Austrália, foi a campeã com 255kg, recorde dos Jogos. A canadense Kristel Ngarlem foi prata e a nigeriana Mary Osujo levou o bronze.

Quadro de medalhas


A Austrália segue na liderança disparada do quadro, com 42 ouros e 106 no total. A Inglaterra segue em segundo, com 31 ouros e 86 no total. A Nova Zelândia ocupa o terceiro posto, com 13 ouros e 26 no total.

O Canadá com 11 ouros e 46 medalhas e a África do Sul com seis ouros e 16 medalhas completam o top 5.

Foto: England Basketball/Birmingham 2022-Twitter

Postar um comentário

To Top