Com cidade projetada, Arábia Saudita mira sediar Jogos Asiáticos de Inverno em 2029

 

Reprodução
Foto: Reprodução


O Comitê Olímpico e Paralímpico Saudita surpreendeu a todos e entregou uma carta de interessante ao Conselho Olímpico da Ásia (OCA) para sediar os Jogos de Inverno da Ásia em 2029. A informação foi ventilada pela Agência Saudita nesta quarta (4).

Onde seria?

A ideia saudita é que o evento multiesportivo de inverno aconteça em Trojena. Ou seja, uma cidade planejada do reino saudita, cheio de montanhas e que explora paisagem natural, mas também desenvolvidas, as Montanhas da NEOM que variam de 1.500m a 2.600m.

Sobre a região da cidade planejada turística dos sauditas: “A TROJENA faz parte do plano regional da NEOM, localizada a 50 km da costa do Golfo de Aqaba, no coração da nossa região natural”. A ideia é explorar a região, que tem temperatura abaixo de zero no inverno, e durante o ano é um local mais frio de toda a região.

Dentro da ideia desta cidade, o esqui ao ar livre é um dos carros chefes no site oficial da cidade planejada. Ainda no site do projeto, um trecho fala: “Trojena vai ofertar o ano todo, o esqui ao ar livre e aventura de Esportes para ser concluído até 2026, uma incomparável experiência e uma global marco do Reino do saudita Arábia”.

Príncipe animado com possibilidade

O príncipe Abdulaziz bin Turki Al-Faisal, presidente do Comitê Olímpico Saudita, mostrou otimismo com a candidatura do país: “O pedido para sediar o AWG afirma a diversidade geográfica, ambiental e a riqueza natural que o Reino desfruta e está disposto a compartilhar com nossa família olímpica asiática mais ampla”.

E não parou por aí, o presidente do Comitê Saudita reforçou: “Estamos muito empolgados em receber todos os entusiastas dos esportes de inverno em 2029, com o objetivo de celebrar uma experiência incomparável na TROJENA”.

Arábia Saudita em competição

A Arábia Saudita nunca venceu uma medalha na competição, portanto seria a possibilidade de mudar o panorama. No último Jogos Olímpicos de Inverno, os saudistas levaram um competidor somente, e foi esqui-alpino, Fayik Abdi ficou em 44ª lugar.

Histórico de países sedes

Com tantos projetos, o reino árabe quer ser o primeiro a sediar um Jogos Asiáticos de Inverno que acontecem desde 1986. E foi disputado nos seguintes países: Japão (quatro vezes), China (duas vezes), Coreia do Sul e Cazaquistão. A última edição aconteceu em Sapporo no Japão e em 2025 acontecerá novamente na Coreia do Sul, em Gangnow.

Sapporo, no Japão, foi sede três vezes e mira os Jogos Olímpicos de Inverno em 2030, é um dos candidatos. 

O futuro

É um projeto bem ambicioso dos sauditas, e será discutida pelos órgãos responsáveis. Afinal, o local está ainda em construção, portanto precisa dar andamento no processo da cidade em si e consequentemente nos palcos para os Jogos serem realizados no local.

Postar um comentário

To Top