COI reconhece Jim Thorpe como único campeão olímpico do pentatlo e do decatlo em 1912


O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na quinta-feira (14) que o estadunidense Jim Thorpe é considerado único campeão olímpico do pentatlo e do decatlo dos Jogos Olímpicos de 1912, realizados em Estocolmo.

Thorpe, que foi o primeiro estadunidense nativo a ganhar ouro nos Jogos, havia perdido as duas medalhas conquistadas após ter sido descoberto que ele havia competido recebendo remuneração por duas temporadas no beisebol semi-profissional, violando as regras do amadorismo olímpico que existiam na época.

Em 1983, 30 anos após sua morte, a familia de Thorpe recebeu duas réplicas das medalhas, após o COI decidir que o pedido para retirar as medalhas do estadunidense foi feito após o prazo regulamentar de 30 dias. Entretanto, não foram retiradas as medalhas do norueguês Ferdinand Bie (pentatlo) e do sueco Hugo Wieslander (decatlo).

A mudança foi conseguida após os comitês olímpicos de Noruega e Suécia terem confirmado que as famílias de Bie e Wieslander sempre consideraram Thorpe como único campeão olímpicos, tanto que Wieslander não aceitou o ouro do decatlo.

Com a concordância das famílias, o COI determinou no dia em que a medalha de Jim Thorpe no decatlo completaria 110 anos que ele é o único campeão olímpico nas duas provas.

Foto: Reprodução

Postar um comentário

To Top