Patinação artística passará a ter idade limite de 17 anos

 


A União Internacional de Patinação (ISU) anunciou nesta terça (7), que a patinação artística passará a limitar a idade de seus competidores em competições adultas, para 17 anos. A mudança atinge diretamente a patinação feminina e foi aprovada com 100 votos a favor, 16 contra e duas abstenções.


A regra passa a valer a partir da temporada 2023-24, quando a idade será de 16 anos. Na temporada seguinte, já ira valer a restrição de 17 anos, atingindo diretamente os Jogos de Milão/ Cortina D'Ampezzo-2026


No início do ano, nos Jogos de Pequim-2022, a russa Kamila Valieva (15) foi ouro na disputa por equipes e logo depois, foi pega no anti-doping, porém seu caso não foi julgado até o momento. A também russa Alina Zagitova, tinha 15 anos quando foi ouro em PyeongChang-2018. 


"Após os Jogos Olímpicos, com as circunstâncias que todos conhecem, fomos pressionados pela mídia, que questionou a credibilidade da ISU”, disse o diretor-geral da ISU, Fredi Schmid, na terça-feira, durante o congresso da entidade


Aumentar a idade mínima para 17 anos diminui o risco de lesão “se as cargas de treinamento forem modificadas durante períodos de crescimento rápido” e permite que os patinadores “expandiram seu desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais”, de acordo com a proposta.


Como argumento para a aprovação da proposta, a comissão médica da ISU citou preocupação com esgotamento, alimentação desordenada e lesões de longo prazo e o conselho citou uma pesquisa da comissão de atletas da ISU de um ano atrás, na qual 86,2% dos entrevistados apoiaram o aumento da idade mínima.


Foto: Sebastien Bozon/AFP



Postar um comentário

To Top