Após doze anos, COI retorna a Vancouver para avaliar candidatura da cidade para sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030


Após sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2010, o Comitê Olímpico Internacional (COI) retornará a cidade de Vancouver nesta semana para discutir pontos sobre a candidatura da cidade canadense em 2030.

A expectativa é que o COI anunciará a decisão da cidade escolhida durante sessão do COI em Mumbai, Índia, no dia 30 de maio de 2023. A escolha será feita seguindo o novo modelo estabelecido pelo COI, onde a escolha é feita de forma técnica pelo COI, sem a necessidade da votação de todos os membro da organização. A cidade de Brisbane foi escolhida anfitriã dos Jogos Olímpicos de Verão de 2032, seguindo esse novo molde de escolha.

Essa mudança tem como objetivo reduzir custos e riscos de escândalos na escolha da sede.

Vancouver é uma potencial sede para 2030 e tem a candidatura liderada por indígenas das Primeiras Nações, conforme acordado entre Vancouver e Whistler no final do ano passado.

O plano conceitual será divulgado publicamente em junho de 2022 para todos os membros envolvidos na candidatura. Se aprovado, isso levará a criação formal de um comitê de candidatura.

Recentemente, a Câmara Municipal de Vancouver rejeitou de forma esmagadora uma moção de membro para uma votação pública sobre se Vancouver deveria ser sede olímpica de 2030.

Foto: Shutterstock

Postar um comentário

To Top