Alberto Lopez e Iziar Martinez ganham o evento teste do boulder e da dificuldade na Escalada Esportiva para Paris 2024


O espanhóis Alberto Lopez e Iziar Martinez foram os vencedores do evento teste do novo formato boulder e da dificuldade da Escalada Esportiva para Paris 2024, realizado nos últimos dias 4 e 5 de março em Barcelona (ESP).

O evento foi realizado apenas com atletas da Espanha

A pontuação que será utilizada em Paris 2024 terá como base a performance do atleta, que poderá somar 100 pontos no boulder e 100 pontos na dificuldade.

Na modalidade do boulder, serão quatro quebra cabeças em cada fase, todos com duas zonas e um topo e valendo 25 pontos cada. Se chegar na primeira zona, ganha um ponto, na segunda zona ganha seis pontos e se alcançar o topo, fica com os 25 pontos integrais.

A cada queda, um ponto será deduzido.

Já na dificuldade, haverá um trajeto por fase, e apenas os últimos 30 movimentos contarão pontos. Os últimos 15 movimentos antes de chegar no topo valerão cinco pontos cada. Os 10 movimentos prévios valerão 2 pontos e os 5 movimentos iniciais dos 30 contarão 1 ponto.

Os anteriores não contarão nenhum ponto.

Campeão olímpico em Tóquio, Alberto Lopez somou 80.1 pontos no boulder e 90 pontos na dificuldade para vencer tranquilamente com 170.1 pontos. Javier Blazques ficou em segundo, com 101.1 pontos e Mikel Molina em terceiro, com 70.8 pontos.

Já entre as mulheres, Martinez venceu com 199.8 pontos (99.8 no boulder e 100 pontos na dificuldade). A segunda colocada foi Rut Gasca, com um total de 113.6 pontos e em terceiro ficou Aida Torres, com a sima de 102.8 pontos.

A Copa do Mundo da modalidade está prevista para começar no dia 8 de abril, em Meiringen (SUI).

Foto: IFSC

Postar um comentário

To Top