Johannes Thingnes Boe leva o ouro na largada em massa masculina do biatlo

Johannes Boe deitado atirando. Ele olha concentrado para a mira de seu rifle

O norueguês Johannes Thingnes Boe conquistou a última medalha de ouro do biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. O atleta da Noruega venceu a prova de 15km de largada em massa, com um tempo total de 38:14.4. Martin Ponsiluoma da Suécia ficou com a medalha de prata e Vetle Christiansen, também da Noruega, terminou na terceira colocação.

Johannes Boe teve um ótimo desempenho para levar a medalha de ouro. Com o vento atrapalhando os atletas no tiro, quem conseguisse errar menos alvos e esquiar rápido, teria uma chance maior de pódio. Foi o que aconteceu com o norueguês. Na primeira passagem pelos tiros, Boe perdeu um alvo e caiu para o oitavo lugar. Logo, ele se recuperou e voltou para a primeira posição de onde não saiu mais.

Mesmo cometendo erros na terceira e na quarta rodada de tiros, Johannes Thingnes Boe conseguiu ser rápido nas voltas de penalização, sem perder a liderança. No final, o norueguês venceu com 40 segundos de vantagem para o sueco Martin Ponsiluoma, que foi o atleta mais certeiro no tiro na prova (18 de 20 alvos acertados). Vetle Christiansen, da Noruega, chegou 32 segundos depois, conquistando a medalha de bronze.

Havia uma grande expectativa na prova para o resultado do francês Quentin Fillon Maillet. Ele já estava num grupo de atletas que conquistaram cinco medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos de Inverno e tinha a chance de conquistar um feito inédito e ser o primeiro a subir seis vezes ao pódio. 

Fillon Maillet esteve boa parte prova, oscilando entre o segundo e o décimo lugar, conseguindo se recuperar nos esquis, quando errava nos tiros. Mas na última rodada, o francês errou três dos seus tiros, caindo para o quarto lugar. Faltando apenas 3km para o fim, não deu tempo de tirar a diferença para Christiansen e conquistar uma medalha.

Sem a sexta medalha do francês, três atletas empataram como os maiores medalhistas do biatlo em Pequim 2022. Cinco medalhas para Johannes Thingnes Boe (quatro ouros e um bronze), Marte Roeiland (três ouros e dois bronzes) e Quentin Fillon Maillet (dois ouros e três pratas).

Foto de capa: Christian Manzoni/IBU

Postar um comentário

To Top