Birk Ruud, da Noruega, domina prova e conquista o ouro no esqui big air

Birk Ruud de cabeça para baixo na final do esqui Big Air

O norueguês Birk Ruud conquistou nesta quarta (9), a medalha de ouro na disputa masculina do esqui big ai, alcançando 187.75 pontos, contra 183.00 do vice campeão Colby Stevenson, dos Estados Unidos. O sueco Henrik Harlaut ficou com o bronze.


Logo na primeira tentativa, Ruud partiu de costas e fez um 1980º, subindo sete metros de altura. A manobra encantou os juízes, que deram 95.75. Aterrissando perfeitamente após cinco giros, segurando os esquis com os pés para trás, Ruud fez 92 na segunda tentativa, somando 187.75, ficando 11.75 pontos na frente de Harlaut, segundo colocado na segunda rodada.


Indo para o terceiro salto já como campeão olímpico em seu primeiro Jogos Olímpicos, o norueguês fez o último salto carregando a bandeira de seu país.


Stevenson apareceu para a disputa de medalha na segunda tentativa, com um salto de cinco giros um pouco mais simples, marcando 91.75. Fazendo um 1800º, segurando a cauda de trás do seu esqui, o norte-americano fez 91.25 e subiu para a segunda colocação. Ele foi se mantendo no pódio com as quedas de Nummedal (NOR) e McEachran (CAN), que se apresentavam como rivais diretos pela medalha.


Harlaut chegou a assumir a liderança momentaneamente fazendo 90 pontos após acertar cinco giros, na segunda rodada, segurando os esquis, após vir de costas da rampa. Ele acabou garantindo o bronze após acertar cinco giros, segurando o esqui com a mão direita na paralela. 


Foto: Toby Melville/ Reutera

Postar um comentário

To Top