Taiwan não participará das cerimônias de abertura e encerramento de Pequim-2022


Alegando problemas com logística, a Secretaria de Esportes de Taiwan afirmou nesta sexta (28), que a delegação do país não estará na Parada das Nações da cerimônia de abertura de Pequim-2022. Segundo a entidade, nem todos os integrantes da delegação conseguirão chegar em Pequim até dia 4.


Outro ponto citado por Taiwan, é a Covid-19. Segundo o braço esportivo do Ministério da Educação do país, eles estão tomando todas as medidas possíveis para não aglomerar e evitar qualquer risco de infecção.


Eles também afirmaram que não estarão na cerimônia de encerramento, já que por ser uma delegação pequena, irá dispensar todos os seus integrantes após as suas competições.


O anúncio ocorre em meio a uma briga entre Taiwan e a China, sobre a nomenclatura do pequeno território dentro da China Continental. 


Um funcionário do Escritório de Assuntos de Taiwan na China se referiu a Taiwan como “Taipei, China” assim como é feito com Hong Kong, em entrevista coletiva. O nome aceito pelos dois países e a comunidade internacional é “Taipei Chinesa”.


O Comitê Olímpico Internacional não comentou sobre a ausência de Taiwan e nem sobre a nomenclatura.


Foto: Phil Noble/ Reuters

Postar um comentário

To Top