COB anuncia que Janeth Arcain receberá troféu Adhemar Ferreira da Silva



O Comitê olímpico do Brasil (COB) anunciou que a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain será agraciada com o prêmio Adhemar Ferreira da Silva neste ano no Prêmio Brasil olímpico. A medalhista de prata em Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000 com a seleção de basquete feminino receberá a maior honraria do esporte brasileiro das mãos de Adyel Silva, filha do bicampeão olímpico que dá nome ao prêmio:


"Fiquei muito emocionada quando recebi a notícia do presidente Paulo Wanderley. Acho que todos os valores do Adhemar me representam e acrescentaria ainda a disciplina. Receber o Troféu das mãos da filha do Adhemar, para mim, é como se ele mesmo tivesse entregando. É uma representação de todo o trabalho que a gente fez para o esporte brasileiro, passando de mãos em mãos. É mais um motivo de alegria, de orgulho e de representatividade”, disse Janeth


Janeth fez parte da grande seleção de basquete feminino que fez história nos anos 90, vencendo um título mundial em 1994 e chegando a uma final olímpica em 1996. Após a aposentadoria das hall da fama Magic Paula e Hortência, Janeth assumiu o protagonismo da seleção, levando o Brasil ao bronze em Sydney 2000.  Janeth, que se aposentou após os jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro em 2007, é a terceira maior pontuadora da história da seleção, tendo anotado 2.247 pontos em 138 jogos oficiais, média de 16,3 pontos por jogo.


E esta premiação se juntará a várias já recebidas pela a ex-atleta. Em 2014, entrou no Hall da Fama exclusivamente voltado ao basquete feminino e que tem sede nos Estados Unidos pelos quatro títulos da WNBA com o Houston entre 1997 e 2005. Cinco anos depois, entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basketball (FIBA). 


O Prêmio Brasil olímpico acontecerá no dia 7 de dezembro, em Aracaju, Sergipe. 


foto: COB/Divulgação

Postar um comentário

To Top