Últimas Notícias

IPC anuncia o número de provas do programa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024


O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou nesta sexta-feira, 19, que os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terão um número recorde de eventos de medalha e vagas para atletas mulheres, bem como mais oportunidades de competição para atletas com maior nível de comprometimento.

No total, os Jogos de Paris 2024 terão 4.400 atletas que competirão em 549 eventos de medalha em 22 modalidades. Os Jogos incluirão um recorde de 235 eventos de medalhas para mulheres, oito a mais do que em Tóquio 2020. Esse número também representa um aumento de 28% nas 183 eventos de medalhas para atletas nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004.

Além de mais eventos de medalha, haverá pelo menos 1.859 vagas para atletas femininas, 77 a mais que nos Jogos de Tóquio. Esse número recorde é quase o dobro das 990 mulheres que participaram dos Jogos de Sydney 2000.

Apoiando o desejo dos membros do IPC de aumentar as oportunidades de competição para atletas com maior comprometimento, o número de eventos de medalha de bocha aumentará em mais da metade, de sete em Tóquio para 11 em Paris. Haverá também mais oportunidades de competição para atletas classes baixas no judô e no remo.

O IPC padronizou o formato de competição em todos os cinco esportes coletivos do programa paralímpico para garantir que todos os eventos apresentem oito equipes.

Outros destaques importantes do programa de eventos de medalhas de Paris 2024 e cotas de atletas incluem:
- Após estreias paralímpicas bem-sucedidas, o parabadminton terá 16 eventos de medalha, dois a mais do que em Tóquio 2020, enquanto o número de eventos de medalha do parataekwondo aumentará de seis para 10. O parataekwondo também terá 66% a mais de vagas para atletas.

- Na bocha, a modalidade contará com oito provas de medalhas específicas para cada gênero, tendo anteriormente oferecido apenas competição mista ou aberta.

- A canoagem e o triatlo, duas modalidades que surgiram pela primeira vez nos Jogos Rio 2016, ambas terão mais provas de medalhas do que Tóquio 2020: 10 e 11, respectivamente.

- Atletismo e natação tiveram o número de provas de medalha reduzido em três e cinco provas, respectivamente. Eles também tiveram o número de vagas para atletas reduzido.

“Para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, estamos aumentando o número de oportunidades de competição para mulheres e atletas com maior comprometimento, atendendo a duas ambições do Movimento Paralímpico”, disse Andrew Parsons, presidente do IPC.


Os Jogos Paralímpicos de Paris estão marcados de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.

Foto: OIS/Joe Toth

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar