Últimas Notícias

Com pódio completo do Pinheiros, Henrique Marques vence Heitor Shimbo no florete no Campeonato Brasileiro de Esgrima

henrique marques esgrima florete

Henrique Marques
é o último campeão individual do Campeonato Brasileiro Adulto de Esgrima, que acontece no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS). Na noite deste domingo (10), ele conquistou a medalha de ouro do florete masculino, ao superar Heitor Simbo, na decisão do título, por 15 a 10. Foi a segunda conquista de Brasileiro do esgrimista na carreira, repetindo o feito de 2017.

Como curiosidade, o pódio desta categoria foi todo da mesma cor: azul. Os quatro atletas são representantes do Esporte Clube Pinheiros. Além de Marques e Shimbo, as medalhas de bronze ficaram com Paulo Morais e Lorenzo Mion, ambos esgrimistas das categorias de base do clube e da Seleção Brasileira. Morais tem 18 anos e Mion tem 17, e levou sua segunda medalha no brasileiro adulto, já que foi vice-campeão brasileiro em 2019, com apenas 15 anos.

quatro esgrimistas e dois técnicos seguram bandeira do pinheiros



“A gente conseguiu emplacar um resultado bacana para o Pinheiros. É muito bom também ver essa nova geração chegando. O Shimbo veio antes de mim e poder dividir o pódio com essa molecada é muito bom”, ressaltou o campeão de 25 anos, se referindo a longa carreira de Shimbo, que tem 38 e já foi campeão brasileiro em 2010 e 2012.

Henrique Marques foi o vitorioso numa das categorias mais equilibradas da esgrima brasileira. Além dos finalistas, o florete masculino conta com Guilherme Toldo, representante do Brasil nos Jogos de Tóquio, que desta vez sofreu uma torção no pé e não participou da prova em Porto Alegre.

Como foi a Campanha

Henrique Marques esgrima florete


O medalhista de ouro construiu a vitória de forma bem sólida. Na pule, saiu com a melhor campanha entre os participantes, com vitórias sobre os atletas da casa André Hofmeister (5 a 2), Giorgio Fumagalli (5 a 0) e Lucas Fonseca (5 a 0). Superou também um atleta do Paulistano, Guilherme Murray (5 a 3); e, dois do Círculo Militar de São Paulo, Kevin Lima (5 a 2) e Lucas Fonseca (5 a 0).

Nas etapas seguintes, antes de encarar Heitor Shimbo, venceu José Queiroz, do CDE-RJ (15 a 6), no quadro de 32; Jerônimo Machado, do Grêmio Náutico União (15 a 7), na etapa seguinte; Ricardo Pacheco, do Paulistano (15 a 9), no quadro de 8; e, Paulo Morais (15 a 7), na semifinal.

Muito feliz de ter ganhado essa prova, era bem importante para mim. Fiz uma pule boa, passei em primeiro, mas tive combates complicados desde o quadro de 16. Mas consegui achar a estratégia certa e funcionou bem nos três combates antes da final, onde sofri um pouco mais, diante de um atleta mais experiente.

O Campeonato Brasileiro Adulto tem o seu último dia de disputas nesta segunda-feira, quando serão jogadas as provas de equipes da espada para as mulheres e de florete para os rapazes.

Fotos: Rosele Sanchotene / Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar