Últimas Notícias

Eric Jouti vence dois jogos e fura o quali do WTT Star Contender de Doha

Eric Jouti, com bandana, segura a raquete do tênis de mesa

O brasileiro Eric Jouti venceu dois jogos nesta terça-feira (21) e furou o qualifying do WTT Star Contender de Doha, no Catar, a primeira competição do circuito mundial de tênis de mesa após os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele ainda se juntou a Vitor Ishiy para disputar a última rodada preliminar do torneio de duplas, mas a parceria acabou eliminada.

Com as vitórias de Jouti, o Brasil agora terá cinco atletas na chave principal de simples. Hugo Calderano (cabeça de chave número 2), Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy, no masculino, e Bruna Takahashi, no feminino, já estavam garantidos previamente por suas boas colocações no ranking mundial. Além disso, Ishiy/Takahashi participarão das duplas mistas.

Número 93 do mundo, Eric Jouti entrou de bye na primeira rodada da fase preliminar. Ele estreou contra Beh Kun Ting (420º), de Singapura, e fez um duelo muito disputado, que só foi encerrado em cinco sets. O brasileiro saiu perdendo e virou o duelo, mas viu o adversário forçar o tie-break. Lá, Jouti agiu melhor e saiu vencedor, em 3 a 2, com parciais de 10/12, 11/7, 11/7, 9/11 e 11/5.

Em seguida, o brasileiro encarou o francês Bastien Rembert (217º) e protagonizou outro jogaço, que terminou com o mesmo placar da partida anterior. A parada foi ainda mais dura, já que Jouti perdeu os dois primeiros sets e precisou vencer os três seguintes para levar o duelo. Não bastasse isso, o set desempate foi decidido pela diferença mínima. Ao final, as parciais foram de 4/11, 7/11, 11/5, 11/8 e 12/10 para o brasileiro, que furou o quali.

Já pela chave de duplas, Eric Jouti e Vitor Ishiy foram os cabeças de chave número 1 do quali e só estrearam na última rodada preliminar, contra os alemães Ricardo Walther/Fanbo Meng. Em um jogo disputado, os brasileiros acabaram derrotados em 3 sets a 2 (11/5, 5/11, 10/12, 11/5 e 11/7).

Entre os brasileiros garantidos na chave principal individual, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano e Bruna Takahashi entrarão somente na segunda rodada, enquanto Ishiy enfrentará o francês Can Akkuzu, vindo do quali, na primeira rodada. Já Jouti terá pela frente o eslovaco Lubomir Pistej, também na primeira rodada.

O WTT Star Contender é a primeira competição do circuito mundial de tênis de mesa a contar com a presença de brasileiros depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição não reúne atletas chineses nem as principais estrelas japonesas, como Harimoto Tomokazu ou Ito Mima, bem como o taiwanês Lin Yun-Ju, mas tem ótimos nomes, como o medalhista olímpico Dimitrij Ovtcharov.

Foto de capa: Arquivo/Gaspar Nóbrega/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar