Últimas Notícias

Inspirados por Alison dos Santos, brasileiros iniciam participação no Mundial sub-20 de atletismo nesta quarta-feira



Quase dez dias após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os 19 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, em Nairóbi, no Quênia, competem inspirados por imagens recentes registradas no Japão, a partir da madrugada desta quarta-feira (18), no horário de Brasília, no Estádio Kasarani, conhecido como “A Casa dos Heróis”.

Uma das principais, sem dúvida, é a conquista da medalha de bronze de Alison dos Santos, bronze nos 400 m com barreiras, numa das provas de nível mais forte de toda a Olimpíada. Alison conseguiu o recorde pessoal - e recorde sul-americano - duas vezes. Todos os atletas que formaram o pódio, o norueguês Karsten Warholm e o norte-americano Rai Benjamin, ao lado do brasileiro, registraram os três melhores tempos da história, batendo o recorde olímpico anterior.

“É realmente uma grande inspiração. Quando ele ganhou a medalha de bronze, competindo com atletas fortíssimos, pensei muito nas atuações do Alison, a crescente dele em toda a temporada. Mesmo quando não conseguia o recorde pessoal, fazia resultados extraordinários”, comentou Gabriel Luiz Boza, quarto colocado no ranking mundial da categoria sub-20 no salto em distância, com 7,90m. 

“Quero melhorar minha marca e bater de frente com todos os saltadores que estarão no Mundial, seguindo o exemplo do Alison”, concluiu Gabriel, que lembra que outra fonte de inspiração é Darlan Romani, quarto colocado no arremesso do peso em Tóquio.

Em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, Alison deu uma entrevista coletiva e desfilou em caminhão do Corpo de Bombeiros por ruas e avenidas da cidade onde nasceu, há 21 anos. Antes de ser homenageado pela população, o recordista sul-americano mandou mensagem para os atletas mais jovens:

“Sei que sou espelho para muitos jovens e pessoas que querem evoluir na vida. A mensagem que quero passar é que todos nós somos capazes de sonhar e, acima de tudo, acreditar nos nossos sonhos. Isso serve não só para atletas, mas para todas as pessoas em qualquer âmbito profissional. Eu devo muito às pessoas que estão aqui, aos meus técnicos, colegas, quero continuar sendo inspiração para essas pessoas”, comentou o medalhista olímpico.

Em sua recente trajetória no atletismo juvenil, Alison conquistou um ouro no 4x400m misto do Mundial sub-18 de 2017, em Nairóbi, e um bronze nos 400m com barreiras no Mundial sub-20 de 2018, em Tampere, na Finlândia.

Os 19 atletas da delegação brasileira, que viajaram na madrugada de sexta-feira (13) já puderam treinar no sábado (14), em Nairóbi. Os representantes brasileiros foram ao Estádio Nacional de Nyayo, juntamente com equipes de outros países, como Polônia, Colômbia, África do Sul e Eritreia, por exemplo.

Lista com os 19 atletas convocados:

Feminino:
Erica Cavalheiro (Instituto Foz-PR): 200 m e 400 m
Daniele Campigotto (CAC-SC): 100 m c/barreiras
Giovana Corradi (Centro Olímpico-SP): 100 m c/barreiras e salto em distância
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF): 10.000 m marcha
Lissandra Maysa Campos (IVC-MT): salto em distância
Vivica Ifeoma Ilobi (Centro Olímpico-SP): salto triplo

Masculino:
Izaias Alves Sales (AGUIAS Guratiba-SP): 100 m, 200 m, 4x100 m e 4x400 m
Robson Lins Aguiar (Sport Clube Recife-PE): 100 m e 4x100 m
Igor Clemente Oliveira (Potiguar de Atletismo-RN): 4x100 m
Renan Correa Gallina (AA Maringá-PR): 4x100 m
Hygor Gabriel Borges Soares (AERO-RN): 4x100 m
Vinicius Moura Galeno (CASO-DF): 400 m e 4x400 m
João Henrrique Barros (ASPMP-SP): 4x400 m
Gabriel Alves dos Santos (ASENPAR-PR): 400 m c/barreiras e 4x400 m
Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP): 800 m e 4x400 m
Fabrício Júlio Pereira (ASPMP-SP): 110 m c/barreiras
Rian Pereira Coutinho (Clã Delfos-MG): 110 m c/barreiras
Gabriel Luiz Boza (APA-SP): salto em distância
Felipe Izidoro da Silva (Instituto Foz-PR): salto triplo

Foto: Fernando Reis/CBAt

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar