Últimas Notícias

Brittney Griner decide e Estados Unidos conquista o hepta olímpico ao bater o Japão no basquete feminino


Com show de Brittney Griner, os Estados Unidos venceram o Japão por 90 a 75 na decisão do basquete feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistando o ouro pela sétima vez seguida e o nono título olímpico desde a inclusão nos Jogos de Montreal em 1976.


Já era sabido que as americanas eram as favoritas, tendo chegado na final de forma invicta e batendo as próprias japonesas na fase de grupos por 86 a 69. No entanto, o Japão chegou com moral na decisão vencendo a Bélgica e França no mata-mata. 


Porém, o primeiro quarto já mostrava que o time americano era superior, com os Estados Unidos chegando a fazer 18 a 5 graças a Sue Bird e Breanna Stewart que comandaram as ações na quadra, embora o Japão diminuiu o placar com três bolas seguidas fora dos limites do garrafão, indo para a parcial seguinte perdendo por 23 a 14.

Foto: FIBA

No segundo período, a seleção japonesa esteve um pouco mais organizada no ataque e até derreteu um pouco da vantagem, assustando as adversárias que venciam por 38 a 32. Mas Brittney Griner e Wilson A'Ja aproveitaram as chances que tiverem e ampliaram ainda mais a diferença das americanas para o intervalo, vencendo por 50 a 39.


A volta do intervalo foi um show na quadra da Super Arena de Saitama. Se aproveitando do fato de que a bola do time japonês não caía, as americanas foram para a última parcial vencendo por 75 a 56, sendo questão de tempo para a 37º medalha de ouro ser confirmada. Nos últimos dez minutos, a diferença chegou a 22 pontos. O Japão até tentou reagir, mas já não havia tempo para evitar o heptacampeonato consecutivo da seleção dos Estados Unidos.


O jogo marcou o impressionante desempenho de Brittney Griner, que foi a cestinha da partida com 30 pontos e precisão de 77,8% (14 arremessos certos de 18). A ala Breanna Stewart fez um double-double de 14 pontos e rebotes. Outra jogadora que se destacou foi A'ja Wilson que fez 19 pontos. As três foram importantes na campanha que marcou o quinto ouro de Diana Taurasi e Sue Bird.


Foto: Brian Synder/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar