Brasileiros disputam prova da marcha atlética dos Jogos Olímpicos em Sapporo - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Brasileiros disputam prova da marcha atlética dos Jogos Olímpicos em Sapporo

Compartilhe


A madrugada desta quinta-feira (5), no horário de Brasília, marcará a estreia de uma nova sede olímpica do atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Sapporo, que fica a mais de 800 km de distância da capital japonesa, receberá a prova dos 20 km marcha, no masculino, a partir das 4:30. O Brasil terá três representantes: o brasiliense Caio Bonfim, o catarinense Matheus Gabriel Correa e o paraense Lucas Mazzo.

Em tempos de protocolos rígidos em função da pandemia da COVID-19, os três atletas só conhecerão o circuito de 1 km a ser montado no Sapporo Odori Park, na província de Hokkaido, no dia da competição.

“Todos os marchadores puderam se preparar e estão todos bem para a prova”, disse a treinadora Gianetti Sena Bonfim. “Só podemos pôr os pés na calçada para o percurso hotel-treino-hotel. Fora isso é confinamento total”, completou Gia, como é conhecida desde os tempos de atleta.

Caio Bonfim, medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017 e filho de Gianetti e do treinador João Sena, é o principal atleta do Brasil na especialidade. Quarto lugar nessa mesma prova nos Jogos Rio-2016, ele esperava fazer uma boa competição. “Apesar dos desafios enfrentados por causa da pandemia, busquei a melhor preparação possível, treinando em esteira. Fiz tudo com muito otimismo e foco para chegar bem à prova”, comentou o atleta, de 30 anos, recordista brasileiro com 1:18:47. A prova reunirá 57 atletas.

O Sapporo Odori Park também receberá na madrugada de sexta-feira (6/8), a partir das 4:30, a prova feminina dos 20 km. A única representante do Brasil será a pernambucana Érica Sena. Experiente, a atleta foi sétima colocada nos 20 km nos Jogos do Rio-2016 e terminou em quarto lugar nos Mundiais de Londres-2017 e de Doha-2019. Em Londres, ela alcançou o seu melhor resultado, com 1:26:59, recorde brasileiro.

Sapporo, escolhida como sede por ter um clima mais ameno do que Tóquio, abrigará também a disputa das maratonas masculina e feminina. O Brasil terá representantes na prova masculina: Daniel Ferreira do Nascimento, Paulo Roberto de Almeida Paula e Daniel Chaves da Silva. A prova dos 42,195 km está marcada para as 19 horas de sábado (7/8), também no horário de Brasília.

Foto: Abelardo Mendes Jr/Rede do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário