Últimas Notícias

Guia Tóquio 2020: Softbol

Como funciona o softbol

FICHA TÉCNICA
Local de disputa: Fukushima Stadium e Yokohama Stadium
Disputa: 20/07 a 27/07
Número de países participantes: 6
Total de atletas: 90

HISTÓRICO
As tentativas de entrada do softbol no programa olímpico datam desde a década de 1940. Após diversas tentativas por mais de 50 anos, apenas em 1996 o esporte entrou no programa olímpico como uma forma de aumentar a participação das mulheres no esporte - apenas mulheres competem no softbol, enquanto os homens participam no beisebol. 

Entretanto, em 2005, o softbol foi votado para ser excluído após 2008. A última vez que um esporte havia sido excluído do programa olímpico através de votos havia sido o polo em 1936.

Em 2016, com a possibilidade do país-sede escolher esportes para o programa olímpico, Tóquio escolheu o softbol para fazer parte do programa dos Jogos de 2020, mas não estará presente em 2024, já que Paris não o incluiu no seu programa. A modalidade deve retornar em Los Angeles 2028, já que é muito tradicional nos Estados Unidos.

Como funciona o softbol na Olimpíada de Tóquio

BRASIL
O softbol chegou na década de 1950, sendo uma versão mais “soft” do beisebol, e foi desenvolvido principalmente pelos imigrantes japoneses no país.

A seleção nacional feminina participou de diversos campeonatos mundiais da modalidade, mas em termos de Jogos olímpicos, nunca passou das qualificações continentais.

No Pré-Olímpico das Américas para Tóquio 2020, disputado ainda em 2019, no Canadá, a equipe chegou a se classificar para o super round, que é a fase final, acabando por terminar na 4ª colocação, sendo o melhor país da América do Sul o torneio. Apesar de não ter conseguido classificação para os Jogos Olímpicos, o Brasil se garantiu no Mundial de 2023.

FORMATO DE DISPUTA
O torneio olímpico terá seis equipes. Todas jogam entre si na fase de classificação. Os dois primeiros colocados vão disputar o ouro, enquanto 3º e 4º disputam o bronze.

No softbol, duas equipes de nove jogadoras alternam sete vezes (sete entradas) entre ataque e defesa. Uma entrada é encerrada após a eliminação de três jogadoras.

Vence a partida, quem marcar mais corridas completas ao redor do campo (que tem forma de diamante) através das quatro bases de jogo, durante as sete entradas. Em caso de empate, serão disputadas entradas extras. 

Se um time abrir 20 corridas de vantagem após três entradas, 15 corridas após quatro entradas ou oito corridas após cinco entradas, o jogo é encerrado.

Importante também ficar de olho na diferença de arremesso do softbol para o beisebol. Enquanto no beisebol ele é feito acima da cintura, no softbol, ele ocorre em movimento de catavento, de baixo para cima, sem erguer o braço acima ombro. 

Outra diferença importante é o tamanho da bola. No softbol, ela tem 30,5 centímetros de circunferência, enquanto a do beisebol é menor e conta com no máximo 23,5 centímetros. 

Como funciona o softbol na Olimpíada
Equipe do México de softbol (Foto: WBSC)

ANÁLISE
Jogo de abertura: Austrália x Japão, 20/07 às 21h
Final: 27/07 às 08h

Favoritos ao ouro: EUA (USA) e Japão (JPN)
Candidatos à medalha: Austrália (AUS) e Canadá (CAN)
Podem surpreender: Itália (ITA) e México (MEX)
Brasil: Não tem

Países participantes do softbol nas Olimpíadas

O duelo entre Estados Unidos e Japão pelo ouro é inevitável. As seleções decidiram as últimas sete edições da Copa do Mundo de Softbol, sendo cinco finais vencidas pelas estadunidenses e duas pelas japonesas.

Em termos de Jogos Olímpicos, o Japão venceu na última vez que o softbol esteve presente, e o time das Américas quer retomar a sua supremacia, uma vez que havia vencido as três vezes anteriores

Correndo por fora estão Austrália e Canadá, devendo brigar pelo bronze. Nos últimos seis anos, as duas equipes dividiram entre si a terceira colocação em Copas do Mundo, com três para cada uma.

Itália e México tentarão surpreender, mas dificilmente vão chegar além do 4º ou 5º lugares.

Como funciona o Softbol na Olimpíada
Jogo pelo Pré-Olímpico das América de Softbol (Foto: WBSC)


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar