Últimas Notícias

Federações de kickboxing, muaythai e sambo podem conquistar reconhecimento definitivo do COI

 


Os esportes kickboxing, muaythai e sambo devem receber em reunião do COI (Comitê Olímpico Internacional) durante os Jogos de Tóquio, reconhecimento definitivo de suas federações. Nesta semana, elas receberam a recomendação do comitê executivo da entidade para tal. Além delas as federações de lacrosse, icestock e a União Internacional de Líderes de Torcida também foram recomendadas e podem conquistar o reconhecimento.


Todas estas seis tem por enquanto, reconhecimento provisório do comitê. O reconhecimento definitivo não significa a entrada do esporte nos Jogos Olímpicos, mas a chancela de suas credenciais esportivas e da prática dos valores olímpicos das respectivas modalidades.


O kickboxing, muaythai e sambo são esporte de luta, os dois primeiros praticados em diversas academias no Brasil. O lacrosse é um esporte popular na América do Norte e esteve no programa olímpico de Saint Louis-1904 e Londres-1908, além de estar como esporte de demonstração em Los Angeles-1932 e Londres-1948.


Único esporte de inverno da lista, o icestock tem mais praticantes na Alemanha, Áustria e Suiça, sendo conhecido como curling bávaro, devido as regras semelhantes ao curling tradicional. O esporte esteve nos Jogos de Inverno de Garmisch-Partenkirchen-1936 e Innsbruck-1964 como demonstração.


A União Internacional de Líderes de Torcida (ICU) é a responsável por organizar os torneios de líderes de torcida no mundo inteiro. Caso estas federações consigam o reconhecimento definitivo, apenas a Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) continuará com o reconhecimento provisório.


Foto em destaque: Gerrit Phil Baumann


2 Comentários

  1. O SAMBO no Brasil está em desenvolvimento e em 11 anos trabalhando com a CBAS, temos 23 medalhas em pan americanos, e participação em mundiais. Sambobrasil.com.br tem mais informacoe S.

    ResponderExcluir
  2. Primo curling eicksstocksport ou curling bavaro tá entrar já 2026 será
    que consegue. ?

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar