Federações de kickboxing, muaythai e sambo podem conquistar reconhecimento definitivo do COI - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Federações de kickboxing, muaythai e sambo podem conquistar reconhecimento definitivo do COI

Compartilhe

 


Os esportes kickboxing, muaythai e sambo devem receber em reunião do COI (Comitê Olímpico Internacional) durante os Jogos de Tóquio, reconhecimento definitivo de suas federações. Nesta semana, elas receberam a recomendação do comitê executivo da entidade para tal. Além delas as federações de lacrosse, icestock e a União Internacional de Líderes de Torcida também foram recomendadas e podem conquistar o reconhecimento.


Todas estas seis tem por enquanto, reconhecimento provisório do comitê. O reconhecimento definitivo não significa a entrada do esporte nos Jogos Olímpicos, mas a chancela de suas credenciais esportivas e da prática dos valores olímpicos das respectivas modalidades.


O kickboxing, muaythai e sambo são esporte de luta, os dois primeiros praticados em diversas academias no Brasil. O lacrosse é um esporte popular na América do Norte e esteve no programa olímpico de Saint Louis-1904 e Londres-1908, além de estar como esporte de demonstração em Los Angeles-1932 e Londres-1948.


Único esporte de inverno da lista, o icestock tem mais praticantes na Alemanha, Áustria e Suiça, sendo conhecido como curling bávaro, devido as regras semelhantes ao curling tradicional. O esporte esteve nos Jogos de Inverno de Garmisch-Partenkirchen-1936 e Innsbruck-1964 como demonstração.


A União Internacional de Líderes de Torcida (ICU) é a responsável por organizar os torneios de líderes de torcida no mundo inteiro. Caso estas federações consigam o reconhecimento definitivo, apenas a Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) continuará com o reconhecimento provisório.


Foto em destaque: Gerrit Phil Baumann


2 comentários:

  1. O SAMBO no Brasil está em desenvolvimento e em 11 anos trabalhando com a CBAS, temos 23 medalhas em pan americanos, e participação em mundiais. Sambobrasil.com.br tem mais informacoe S.

    ResponderExcluir
  2. Primo curling eicksstocksport ou curling bavaro tá entrar já 2026 será
    que consegue. ?

    ResponderExcluir