Últimas Notícias

Training Camp para a classe Optimist tem 24 atletas e ajuda na detecção de jovens talentos



Na última semana, entre os dias 3 e 8, o Centro de Treinamento da Vela na Marina da Glória, Rio de Janeiro, recebeu o Training Camp da classe Optimist. A ação atendeu 24 atletas classificados para representar o Brasil nos campeonatos internacionais que serão disputados esse ano. Os atletas foram selecionados de acordo com os resultados obtidos no Brasileiro de Optimist sediado no Iate Clube do Rio de Janeiro e com a Seletiva de Optimist que aconteceu no clube dos Jangadeiros em Porto Alegre.

Esses resultados formaram o Ranking Seletivo Nacional que foi este ano composto por 134 velejadores e serviu como base para a formação dos times Brasil. Com o ranking formado, as vagas são destinadas da seguinte forma, de acordo com o regulamento da OptiBra - Classe Optimist Brasil :

- Mundial: top 5 velejadores.
- Europeu: os 2 primeiros velejadores de cada gênero, após o top 5, totalizando 4 vagas.
- Norte Americano: 15 velejadores (sendo ao menos 4 de cada gênero) melhor classificados com base no Ranking Seletivo Nacional, e que não tenham se classificado para os campeonatos Europeu ou Mundial.

Uma peculiaridade da modalidade e da classe é possibilitar que 24 atletas diferentes tenham uma experiência competitiva fora do Brasil. Esses jovens velejadores poderão testar novas raias, enfrentar diferentes adversários e experimentar intercâmbios culturais. E, para potencializar a experiência e buscar os melhores resultados foi modelado o Training Camp.


Juan Sienra, Gerente Técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) afirma: “a classe optimist representa nossa principal categoria de base de nossa modalidade e este tipo de treinamentos específicos são fundamentais na performance desses atletas e sua primeira inserção em nosso programa de detecção de talentos."

O Training Camp é uma iniciativa da CBVela promovida pela Área de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil como uma ação do programa de alto rendimento da vela jovem, o PAR. Conta ainda com a parceira da BR Marinas que cederá suas instalações e do Instituto Grael que realizou o empréstimo de 6 barcos Optimists para o treinamento.

O objetivo é propiciar a integração desses atletas de todo o Brasil e aprimorar aspectos técnicos e táticos do Time Brasil da Vela sub 16 - 2021. Para isso, também estarão presentes os 4 técnicos: Filipe Novello (RJ), Edivaldo Junior (PE), Tiago Brito (RS) e Rodrigo Amado (RJ) além dos Team Leaders que irão acompanhar os atletas nas competições: Ricardo Paranhos (SP) e Cássio Luz (RS). Espera-se que com essa equipe, a semana seja um novo passo na formação de futuros campeões e se dê continuidade ao histórico de sucesso da vela brasileira.

Foto: CBVela/Fred Hoffmann

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar