Últimas Notícias

Remadores do Brasil já estão na Suíça para a disputa da Regata de Qualificação Olímpica




A seleção brasileira de remo chegou na terça-feira (11) em Lucerna, na Suíça, para competir na Regata Final de Qualificação Olímpica. Os atletas disputam vagas em três barcos: Dois Sem Masculino, Double Skiff Peso Leve Masculino e Feminino. Este é o último evento classificatório do remo para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

As provas acontecem entre 15 e 17 de maio na raia do Lago Rotsee. Os remadores partiram para a Suíça no dia 31 de abril, aproveitando o tempo até o evento para treinamento e aclimatação. O período foi também de isolamento social, já que os participantes da Regata precisarão seguir um rígido protocolo para competir. Os atletas passarão ainda por novos testes antes de obterem a permissão para entrada na raia em Lucerna.

BARCO DOIS SEM MASCULINO: Gabriel Campos e Willian Giaretton

Na disputa pela vaga do Dois Sem Masculino (M2-) está a dupla Gabriel Campos e Willian Giaretton, atletas do Corinthians (SP). Eles obtiveram o melhor índice na Qualificação Interna da CBR entre os barcos olímpicos, demonstrando capacidade para disputar este evento. Restam ainda 2 vagas para Tóquio na categoria, com barcos de 14 barcos competindo.

A dupla viajou acompanhada pelo treinador Fernando Campos Mello, do Corinthians (SP), e realizou seus treinos no Lago Greifensee, em Zurique, com auxílio do clube local Grasshopper Club Zürich. Com 13 esportes, incluindo um time de futebol participante da Champions League, o Grasshoper é um dos maiores clubes da cidade. Os brasileiros utilizaram a sede secundária do remo, que recebe menor quantidade de atletas durante a semana.

BARCO DOUBLE SKIFF PESO LEVE MASCULINO: Emanuel Borges e Evaldo Becker

Os atletas Emanuel Borges e Evaldo Becker, do Flamengo (RJ), formam dupla na disputa do Double Skiff Peso Leve Masculino (LM2x). A guarnição obteve a terceira colocação na Regata de Qualificação Continental, em março, conquistando índice dentro da cota de qualificação. Porém, devido ao regramento do evento, apenas um barco por país poderia se classificar. A regra permite nova tentativa, válido pela capacidade demonstrada pelos atletas.

São 3 vagas em aberto para 15 países inscritos. Os atletas viajaram acompanhados pelo treinador Bernhard Stomporovski, do Flamengo (RJ), e realizaram o treinamento na cidade de Eglisau, 20km ao norte de Zurique. Este período de aclimatação é muito importante para os atletas, que precisam se adaptar rapidamente para competir em um clima diferente do Brasil. A temperatura variou entre 4° e 18°C, com chuva fraca ao longo da semana.

BARCO DOUBLE SKIFF PESO LEVE FEMININO: Isabelle Falck e Vanessa Cozzi

Na categoria feminina, as remadoras Isabelle Falck e Vanessa Cozzi entram na disputa pela vaga no Double Skiff Peso Leve (LW2x). Esta guarnição obteve a segunda colocação na Regata de Qualificação Continental, também conquistando índice dentro da cota de qualificação. Porém, ficou sem a vaga devido ao regramento do evento. A regra permite nova tentativa, válida pela capacidade demonstrada pelas remadoras.

Quinze países inscreveram barcos para as 3 vagas em aberto nesta categoria. A dupla realizou o treinamento em Eglisau juntamente com o Double Masculino e o treinador Bernhard. A pequena cidade suíça de apenas 5.200 habitantes é banhada pelo famoso Rio Reno, onde a dupla fez seus treinos no barco. Esta parte do rio tem águas mais calmas por conta de diversas represas construídas na região.

Single Skiff Masculino já está garantido em Tóquio

O Brasil já tem um barco olímpico garantido em Tóquio: o Single Skiff Masculino, com o atleta Lucas Verthein. Ele conquistou a vaga na Regata Continental de Qualificação, realizada no Rio de Janeiro no início de março e com transmissão ao vivo do Canal Olímpica do Brasil. Naquela ocasião, apenas um barco por país poderia se classificar. Em Lucerna, não há limite de barcos, todos podem se classificar.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar