Últimas Notícias

Detentor de duas medalhas de ouro olímpicas, velocista Lee Evans morre aos 74 anos


O velocista campeão olímpico e ativista politico Lee Evans (USA) morreu na última quarta-feira (19) na Nigéria, após sofrer um derrame.


Evans foi o primeiro corredor a baixar dos 44s na prova dos 400m ao ganhar o ouro olímpico nos Jogos da Cidade do México, em 1968. Na mesma olimpíada, Evans venceu o revezamento 4x400m pelos Estados Unidos.


O estadunidense foi conhecido pelo ativismo político e era uma das principais forças por trás do movimento Black Power. No pódio da Cidade do México, Evans usou boinas negras em apoio ao movimento Pantera Negra no pódio dos 400m, uma vez que o comitê olímpico dos EUA avisou a ele que não fizesse o gesto do punho levantado, fato que levou Tommie Smith (USA) e John Carlos (USA) a serem expulsos dos Jogos depois do pódio dos 200m.


Evans treinou as equipes do Catar, Camarões e Nigéria, aonde ele se encontrava quando sofreu o derrame. A familia chegou a abrir uma vakinha virtual para leva-lo de volta para os EUA, mas ele acabou não resistindo.


Foto: AP/Arquivo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar