Últimas Notícias

COB lança curso virtual gratuito para combater racismo no esporte

Esporte Racista COB curso

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta terça-feira (6) o curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando através de uma live do Canal Olímpico. O curso é gratuito e as inscrições também foram abertas nesta terça-feira através do site do COB

O curso será realizado através de um ambiente virtual de aprendizagem, com carga-horária de 30 horas e está dividido em três módulos: Racismo: será que ainda existe racismo no Brasil?; Aprendendo os conceitos; e Sejamos todas e todos antirracistas!.

O evento virtual de lançamento aconteceu no Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, criado pela ONU, em 2013, com o intuito de comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos.  A live pode ser conferida aqui no site da TVN Sports.

Participaram do lançamento a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, a atleta olímpica e campeã mundial, Daiane dos Santos, o campeão olímpico e diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, e Fabio Eon, coordenador do Programa de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO. 

“Oferecemos todo suporte possível aos atletas para que possam treinar e competir de forma segura. Um dos nossos principais pontos de atenção é com o risco de que possam sofrer algum tipo de racismo. Por isso, em mais uma iniciativa para coibir essas condutas, lançamos o Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando. Queremos que a diversidade étnica, uma das principais marcas da sociedade brasileira, continue presente no esporte, como é o caso da nadadora Maria Lenk, de família alemã; o judoca Chiaki Ishii, de origem japonesa; e o saltador negro Adhemar Ferreira da Silva”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.



“Pensamos o curso como uma forma de apresentar informações, conceitos e ferramentas em relação ao racismo de forma que todos os envolvidos com o meio esportivo possam identificá-lo e combatê-lo. Queremos contribuir para a construção de uma cultura antirracista, na qual todas e todos se responsabilizem por um ambiente esportivo pautado na ética, na justiça e na igualdade. Convido a todos para se inscrever no Curso Esporte Antirracista. Assim o esporte e todos os envolvidos sairão ganhando”, reitera Rogério Sampaio, campeão olímpico e diretor-geral do COB.

“A UNESCO é a agência especializada da ONU para Educação, Ciência e Cultura e, desde a sua fundação, em 1945, tem como missão promover uma cultura de paz. Nesse sentido, nada melhor do que a educação e o esporte para difundirem valores de igualdade e respeito. Acreditamos que este curso será uma oportunidade única para que atletas, gestores e profissionais do esporte se tornem verdadeiros promotores da luta contra o racismo e pela inclusão social, e possam influenciar o esporte de forma positiva em todas as modalidades e todos os lugares", afirma Fabio Eon, coordenador dos setores de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais da UNESCO no Brasil.

Foto: Divulgação / COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar