Últimas Notícias

Canoístas Ana Sátila e Pepê Gonçalves iniciam temporada de treinos e competições na Europa



Ana Sátila e Pedro Gonçalves desembarcaram no último fim de semana em Praga, na República Tcheca, para participar de uma temporada de treinamentos na Europa. Na água o desafio é manter a potencia máxima para ir bem em competições, caminho trilhado por eles, que estarão competindo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no mês de julho. Fora das corredeiras, a precaução sanitária e exames garantem aos canoístas a segurança para que estejam saudáveis nesse período de pandemia.

Os atletas iniciam o período de remadas no Canal Troja. Esses treinamentos iniciais visam a preparação para a disputa da primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, que acontecerá no mesmo local no mês de junho. Há previsão ainda de uma passagem por Liptvosky Mikulas, na Eslováquia. 

De acordo com Denis Terezani, supervisor da modalidade de canoagem slalom, o cronograma da temporada europeia está sendo analisado semana após semana, principalmente por causa das adversidades de restrições em relação ao período de pandemia.

“Foi bem desafiador a organização da viagem dos atletas, estamos monitorando constantemente todas as questões normais de treinamentos e também em relação a pandemia, nossos atletas realizaram exames de PCR ao chegar na República Tcheca, ficaram isolados até que o resultado saísse para daí então começar a realizar os treinos. Vamos manter uma força tarefa para garantir o desenvolvimento técnico, mas também as questões de saúde que estão sempre em primeiro lugar”, fala Terezani.

Ana Sátila já conseguiu fazer o seu primeiro dia de treinamento, mesmo com o cansaço da viagem e do jetlag (ajuste do organismo com a mudanças de fuso horário). Ela não perdeu tempo, já que a capital da tcheca sempre trás boas lembranças para a brasileira, onde já conquistou vários pódios.

“Começamos com o pé direito. Vai ser uma temporada desafiadora. Estou muito bem para dar o meu melhor, depois de duas semanas aqui vou para a Polônia buscar meus barcos novos que eu irei usar em Tóquio, estou bem contente”, fala Sátila, que está acompanhada do seu treinador Mathieu Desnos.

Além de Desnos e Sátila, Pedro Gonçalves que também tem a classificação para Tóquio forma o trio brasileiro na Europa.

“Sonhando com força, trabalhando com mais força ainda, estamos na parte mais importante de um ciclo olímpico de 5 anos de muito trabalho e dedicação. Serão 2 meses de treinos e competições para chegar em Tóquio no melhor do melhor e defender essa bandeira com unhas e dentes”, fala Pepe.

Os canoístas viajaram para a Europa através do Projeto de Viagens conjunto da Confederação Brasileira de Canoagem e do Comitê Olímpico do Brasil, visando a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.


Canoagem Brasileira nos Jogos Olímpicos 

O Brasil tem quatro cotas olímpicas para Tóquio, sendo que a Canoagem Velocidade até o momento conta com duas pela categoria “canoa”. Elas foram conquistadas no Mundial realizado em Sgeded na Hungria em 2019 pelos atletas Isaquias Queiroz e Erlon Souza.

Já na canoagem slalom conta com outras duas garantidas no Mundial em La Seu d'Urgell, na Espanha também em 2019. Pedro Gonçalves, no K1 Masculino, e Ana Sátila, que disputará duas categorias, K1 e C1 Feminino.

Existem vagas em aberto através da Seletiva Continental tanto para a canoagem slalom quanto para a canoagem velocidade, com o cancelamento das competições que definiriam as vagas para ambas as disputas, existe a expectativa do modelo de distribuição que será definido pela Confederação Pan-Americana de Canoagem e pela Federação Internacional de Canoagem.

Foto: COB/Jonny Roriz

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar