Últimas Notícias

Seleção masculina de Ginástica Artística fara avaliação de competição no Rio de Janeiro




A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) vai promover uma avaliação que será feita durante o Estágio de Treinamento da Ginástica Artística Masculina, no Rio de Janeiro, com direito a notas atribuídas por um corpo de árbitros.

O evento será realizado nos próximos dias 10 e 11, a partir das 15h.

“O objetivo desse camping é oferecer aos atletas um cenário próximo ao competitivo e garantir a manutenção da preparação. Dessa forma, realizaremos avaliações com banca de arbitragem e formato de competição através da plataforma Zoom, trabalho junto a experts das modalidades, estágios de treinamento e monitoramento contínuo do grupo”, diz Marcos Goto, coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina e treinador de Arthur Zanetti.

Cristiano Albino, treinador da Seleção Brasileira, de Arthur Nory e de Francisco Barretto Júnior, explica como nasceu a ideia de realizar a avaliação. “O principal objetivo é saber como está o nível técnico de nossos ginastas, uma vez que a etapa de Doha da Copa do Mundo foi adiada para junho. Vimos a necessidade de colocar os ginastas em situação de competição. Não será exatamente igual a uma competição, mas o fato de termos os atletas se apresentando a um corpo de arbitragem traz uma realidade diferente. Precisamos vivenciar esse tipo de situação, já que diminuiu o número de competições antes da Olimpíada. Acredito que faremos mais avaliações no decorrer dos meses”.

Segundo Ricardo Yohoyama, a CBG encontrou uma solução engenhosa e criativa para lidar com este período anômalo. “Sem competições oficiais, vamos ter que nos virar com as avaliações. Ao longo desta pandemia, nossos atletas estão se acostumando com esse tipo de solução. Teremos público que nos acompanhará online e arbitragem também online. Não haverá aquela sensação de busca por uma classificação para a final, mas tenho a certeza de que os atletas estarão muito motivados para essa apresentação”.

Goto deixa claro por que a observação da arbitragem é fundamental. “O acompanhamento de árbitros com nível internacional é imprescindível para a construção das séries, ajustes finos e um olhar além do nosso enquanto treinador. Estamos no dia a dia e precisamos ajustar o nosso foco para a melhor construção de uma rotina desde a dificuldade até a execução de cada movimento. Os árbitros exercem papel fundamental na preparação e trabalhamos em conjunto, sempre em busca da melhor preparação”.

Na visão de Albino, a simples alteração da rotina já incrementa o nível de motivação. “Vamos colocar os ginastas em uma situação diferente de seu dia a dia. Os ginastas sairão um pouco de sua rotina de treinos diários no clube, terão uma nova realidade. Sempre motiva mais termos todos os integrantes da Seleção treinando juntos. Isso gera competitividade e motiva, fazendo com que o nosso nível de ginástica se eleve”.


Foto: CBG/Ricardo Bufolin

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar