Federer desperdiça match point e perde de virada contra Basilashvili em Doha - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pesquisar:

Últimas Notícias

Federer desperdiça match point e perde de virada contra Basilashvili em Doha

Compartilhe

O tenista georgiano Nikoloz Basilashvili derrotou o suíço Roger Federer, em partida válida pelas quartas de final do ATP 250 de Doha, no Catar, nesta quinta-feira (11). Com placar de 2 sets a 1 (3-6, 6-1 e 7-5), Basilashvili virou o confronto contra o ex-número 1 do mundo, que teve match point desperdiçado no terceiro set


Antes de entrar neste campeonato, o atleta da Geórgia acumulava cinco derrotas seguidas. Vale lembrar que Basilashvili esteve envolvido em um caso de violência doméstica em 2020, chegando a ser detido após receber acusações de ameaçar a ex-esposa com uma faca. 


Esse foi o segundo jogo entre Federer e Basilashvili. O único confronto anterior ocorreu na primeira rodada do Aberto da Austrália de 2016, quando o suíço venceu em sets diretos, cedendo apenas cinco games em toda a partida. Mas neste jogo, em Doha, foi bem diferente. 


Basilashvili freou a chance de Federer acumular partidas e somas mais horas em quadra durante seu torneio de retorno ao tênis, após mais de 400 dias parado por lesão. Assim como no jogo contra Daniel Evans, na última quarta-feira (10), o suíço oscilou entre momentos de facilidade e períodos de extrema pressão. Na primeira parcial ele levou a melhor, conseguindo uma quebra de serviço logo no quarto game. 


No game seguinte, Federer esteve contra a parede, precisou salvar dois break points, mas se manteve com a vantagem, que carregou tranquilamente pelo restante da parcial. Com sete aces e aproveitamento de 17 dos 24 pontos jogados com o primeiro serviço, o suíço fechou o primeiro set por 6-3. 


Mas quem achou que o ex-número 1 do mundo estava com a partida ganha, teve uma grande surpresa. Basilashvili elevou muito o nível no segundo set, aplicou quebras de saque no segundo e sexto games e venceu a parcial por 6-1. 


Mais agressivo, o georgiano disparou belos pontos de forehand, além de sete aces, sendo mais efetivo nos pontos importantes. Ele teve 74% de aproveitamento nos tentos jogados com o seu primeiro serviço, contra 54% do suíço. 


O alto nível de jogo do georgiano continuou no terceiro set. Ele enfrentou break points no sétimo game, salvando todos e ‘fechando a porta’ sempre que foi exigido. O mesmo aconteceu no 10º game, quando salvou um match point favorável a Federer. 


Sem energia, Federer foi mal nos últimos dois games da parcial decisiva. Teve o serviço quebrado e viu o georgiano sacar para o jogo. O suíço até salvou dois match points, mas não foi o suficiente. Basilashvili fechou o set em 7-5 e eliminou Federer. 


Na semifinal do ATP 250 de Doha, Basilashvili encara o estadunidense Taylor Fritz, que bateu Denis Shapovalov de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 6-3 e 7-5. 


Foto: Reprodução/ATP Tour

Nenhum comentário:

Postar um comentário