Últimas Notícias

Clara Tauson conquista o título do WTA 250 de Lyon


Poderia ser uma final de torneio ITF, como foi há dois meses, mas era uma decisão de WTA 250. Clara Tauson, da Dinamarca e Viktorija Golubic, da Suíça, fizeram uma surpreendente disputa pelo título no Lyon Open, com vitória para a jovem Tauson, de apenas 18 anos. Ela venceu por 2 sets a 0 em parciais de 6-4 e 6-1, em 1h29 de partida, para conquistar seu primeiro troféu de campeã em eventos nível WTA.

A final disputada neste domingo (7), em Lyon, foi a mesma do Fujairah International Women Tennis Open, torneio nível W25 da ITF, disputado em janeiro, nos Emirados Árabes Unidos. A partida decisiva do WTA 250 de Lyon reuniu a 139ª (Tauson) e a 130ª (Golubic) do ranking mundial do tênis feminino, num torneio que contava com atletas de classificação muito melhor.

A própria campanha da campeã Tauson reflete a força do torneio. Ela veio do qualificatório e logo na primeira rodada, derrotou a cabeça de chave número 1, Ekaterina Alexandrova (33ª), dona de um título da WTA.

Na segunda rodada, Tauson bateu a húngara Timea Babos, ex-top 25 em simples e sexta melhor duplista do mundo. Na sequência, ela superou a italiana Camila Giorgi, ex-top 30, atual 82 do mundo e vencedora de dois torneios WTA.

Na semifinal, Tauson venceu a jovem tenista espanhola Paula Badosa, atual 70 do ranking, garantindo assim sua vaga na decisão, rumo ao título.

Vice-campeã, Golubic também teve grandes desafios rumo a final. Após passar pelo qualificatório, ela obteve vitorias contra a ex-top 5, Caroline Garcia e outra francesa, Fiona Ferro, número 46 do mundo.

A partida

No duelo das qualifers pelo título, melhor para a dinamarquesa Tauson. Mas a primeira parcial em especial, não foi fácil. Foram sete quebras de serviço, com muito equilíbrio principalmente entre o sexto e décimo game.

Mesmo saindo atrás no placar, Tauson foi melhor, disparou três aces e ganhou mais pontos com o primeiro saque em quadra (50% contra 42% de Golubic). Com um desempenho um pouco superior em relação ao da adversária, a dinamarquesa venceu a parcial por 6-4.

O segundo set foi muito mais tranquilo. Tauson efetuou três quebras de saque, chegando a abrir 5-0 no placar. Muito mais sólida e efetiva nos pontos jogados com o primeiro saque, ela dominou a parcial, vencendo por 6-1, para conquistar o primeiro título de sua carreira.

O título no WTA 250 de Lyon renderá à Tauson uma escalada de 43 posições. Na próxima atualização do ranking, ela aparecerá na 96ª posição, estreando no top-100, com 853 pontos.

Um pouco atrás, na 102ª colocação, aparecerá Golubic, com 804 pontos. Um salto de 28 posições graças ao vice-campeonato em Lyon.

Foto: Alexandre Hergott

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar