Noruega é considerada nação com maior sucesso esportivo do mundo em 2020 pela Greatest Sporting Nation - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Noruega é considerada nação com maior sucesso esportivo do mundo em 2020 pela Greatest Sporting Nation

Compartilhe

A Noruega foi eleita pelo site Greatest Sporting Nation, a nação com maior sucesso esportivo do mundo em 2020. De acordo com o veículo, o país escandinavo ficou com a segunda posição no ranking geral de países - chamado Copa Global - e com a primeira posição no ranking de pontos por pessoa - que leva o nome de Copa Per Capita. Essa é a primeira vez que um país fica no 'pódio' das duas classificações. 

Os rankings da Greatest Sporting Nation concedem pontos aos países de acordo com suas participações nos principais campeonatos internacionais de cada uma das modalidades olímpicas ou de esportes com representatividade em pelo menos três continentes (excluindo esportes à motor e atividades que não exigem força física). No caso do ranking per capita, os pontos conquistados são divididos pelo tamanho da população de cada país. 

No entanto, vale lembrar que 2020 foi um ano atípico. Com o calendário esportivo mundial sendo altamente prejudicado pela pandemia de coronavírus, apenas 37% dos pontos previstos para distribuição entre abril e dezembro foram de fato concedidos. 

O sucesso norueguês veio dos esportes de inverno, que obteve bons resultados no biatlo, esqui cross-country, combinado nórdico, esqui alpino e salto de esqui.

No ranking geral, o campeão foi os Estados Unidos, que acumulou 1018 pontos. Em segundo lugar ficou a Noruega, com 788, seguida da Alemanha, com 709. França, Suíça, Rússia, Itália, Países Baixos, Áustria e Canadá completaram o top-10. 

Já pelo Ranking Per Capita, a Noruega conquistou um ponto a cada 6.698 habitantes, contra 15.141 da Suíça e 17.508 da Eslovênia. Áustria e Nova Zelândia completaram o top-5. Nesta classificação é importante ressaltar que quanto menor a população do país, maior é a possibilidade de conseguir uma boa posição. 

Apesar de alguns sucessos esportivos em 2020 mesmo com a pandemia, o Brasil sequer aparece nos rankings do site. Confira as classificações completas aqui

Foto: Kevin Jairaj/USA Today



Nenhum comentário:

Postar um comentário