Decisão do CAS sobre apelo russo contra banimento será anunciada até o fim do ano - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Decisão do CAS sobre apelo russo contra banimento será anunciada até o fim do ano

Compartilhe

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) ouviu nos últimos três dias o apelo da Rússia contra seu banimento de competições internacionais por quatro anos, imposto pela Agência Mundial Antidoping (WADA) no ano passado. A corte ainda não definiu o futuro russo, mas afirmou em nota que a decisão deverá ser divulgada até o fim de 2020. 

“Embora seja difícil prever exatamente quanto tempo esse processo levará, antecipa-se que a (decisão) será notificada às partes até o final deste ano”, disse o CAS em comunicado na última quinta-feira (5). 

A Rússia foi sancionada depois que a WADA concluiu que o país cometeu diversas violações como plantar evidências falsas e apagar arquivos vinculados a testes de doping positivos em dados laboratoriais, materiais que poderiam ter ajudado a identificar casos de doping. 

Caso o banimento por quatro anos seja mantido, a Rússia não poderá participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem e nem das Olimpíadas de Inverno em Pequim, 2022. Além disso o país ficará de fora de campeonatos mundiais em diversas modalidades e não poderá realizar ou concorrer para ser sede de eventos esportivos. 

Além disso, atletas russos que tiverem o interesse em participar de torneios internacionais sob bandeira neutra, precisarão provar que estão livres de doping e que nunca tiveram envolvimento com trapaça, precisando ainda dá liberação da WADA e da respectiva federação internacional da modalidade. 

Foto: AFP/Fabrice Coffrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário