Comitê Olímpico do Catar apresenta candidatura para sediar os Jogos Asiáticos de 2030 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Comitê Olímpico do Catar apresenta candidatura para sediar os Jogos Asiáticos de 2030

Compartilhe


O Comitê Olímpico do Catar apresentou no último domingo (4), a candidatura para que sua capital, Doha, seja a cidade-sede dos Jogos Asiáticos de 2030. Agora a nação enfrentará uma forte concorrência de sua rival geopolítica Arábia Saudita, que também concorre ao pleito, esperando que Riad, sua capital, possa sediar o evento esportivo. 

“Estamos honrados em enviar nosso livro de candidatura ao Conselho Olímpico da Ásia (OCA) e apresentar como Doha está pronta para realizar os Jogos mais sustentáveis e ​​de classe mundial”, disse o presidente do Comitê Oímpico do Catar, Sheikh Joaan Bin Hamad Al-Thani. 

“Estamos empenhados em garantir que Doha 2030 seja uma porta de entrada para um futuro mais brilhante para a Ásia. Queremos oferecer Jogos que apoiem o desenvolvimento em todo o continente antes e depois de serem hospedados. Em nossa candidatura está a crença de que agora, mais do que nunca, o esporte pode desempenhar um papel importante em inspirar esperança, conectar nações e celebrar nossa diversidade pacífica”, acrescentou.

De acordo com o CEO da candidatura de Doha 2030, Jassim Rashid Al-Buenain, todas as instalações esportivas e infraestrutura já foram devidamente planejadas ou implementadas. "Doha 2030 representa uma certeza em um momento de grande incerteza para a Ásia e o mundo”, disse. 

“Acreditamos que agora é um momento em que soluções de baixo risco, responsáveis ​​e sustentáveis ​​são necessárias. Doha 2030 promete jogos de baixo custo, mas da mais alta qualidad", complementou Al-Buenain. 

Doha recebeu os Jogos Asiáticos em 2006, enquanto Riad nunca recepcionou o evento. Catar e Arábia Saudita também são candidatas para sediar a Copa da Ásia de futebol em 2027. 

Ainda não se sabe quando será revelado o país sede para os Jogos de 2030, uma vez que o plano original era fazer o anúncio durante a realização dos Jogos Asiáticos de Praia de Sanya, na China, ainda em 2020. No entanto, o torneio foi adiado para abril de 2021. 

A cidade que mais vezes recebeu os Jogos Asiáticos foi Bangkok, na Tailândia, que sediou o evento quadrienal em quatro oportunidades: 1966, 1970, 1978 e 1998. 

Em 18 edições, apenas dois países terminaram o evento na liderança no quadro de medalhas: Japão e China. Os japoneses estiveram em primeiro lugar em oito edições seguidas, entre 1951 e 1978. Já os chineses dominaram as últimas 10 edições, de 1982 até 2018. 

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário