Últimas Notícias

Organizadores dos Jogos Europeus Polônia 2023 apresentam lista preliminar de esportes do evento


Os organizadores dos Jogos Europeus de 2023, que terão como sedes as cidades polonesas de Cracóvia e Malopolska, revelaram o programa esportivo preliminar do evento. O anúncio ocorreu após a sede dos Comitês Olímpicos Europeus (EOC), em Roma, na Itália, receber no último final de semana uma delegação da Polônia para debater alguns detalhes do campeonato. 

Entre os destaques da lista de 23 esportes estão as inclusões do handebol de praia, breaking dance, corrida de montanha e o salto em ski de verão. Além disso a relação de modalidades conta com os tradicionais judô, ginástica, natação, volei e ciclismo. Os Jogos Europeus estão marcados para entre os dias 9 e 25 de junho de 2023. 

“Foi uma reunião altamente produtiva e ficamos muito felizes em ver um compromisso tão forte da delegação polonesa”, disse o presidente em exercício do EOC Niels Nygaard. “Foi um ótimo começo, trabalhamos em equipe e alcançamos resultados concretos, traçando um roteiro preciso para o futuro. Esperamos continuar em frente com o mesmo espírito”.

O vice-primeiro-ministro da Polônia, Jacek Sasin, destacou como os Jogos Europeus são uma grande ocasião para promover o país: “O governo polonês vê as oportunidades econômicas e sociais relacionadas à organização do EG 2023 na Cracóvia e na região de Małopolska. Estou satisfeito por termos concordado em conjunto com todos os parceiros sobre a lista preliminar de disciplinas esportivas - isso permitirá que planos de investimento específicos sejam feitos em um futuro próximo”.

Confira a lista preliminar completa de esportes dos Jogos Europeus de 2023

- Tiro com arco
- Natação artística
- Badminton
- Basquete 3 × 3
- Handebol de praia
- Break dance
- Canoagem (slalom; corrida)
- Ciclismo (mountain bike; estrada)
- Esgrima
- Ginástica
- Judo
- Caratê
- Pentatlo moderno
- Corrida de montanha
- Rugby sevens
- Tiro esportivo
- Salto de esqui (verão)
- Escalada esportiva
- Tênis de mesa
- Triatlo
- Voleibol (vôlei de praia; vôlei)
- Levantamento de peso
- Luta livre

Essa será a terceira edição dos Jogos Europeus, que são organizados a cada quatro anos. O primeiro evento foi realizado em Baku, no Azerbaijão, em 2015, enquanto o segundo foi sediado em Minsk, na Bielorrússia, no ano de 2019.  

Baku 2015 contou com 5.898 atletas de 50 nações. A edição de Minsk 2019 sofreu com uma queda no número de participantes de teve 4.082 esportistas, mantendo o mesmo número de países que no torneio anterior. 

Nas duas edições dos Jogos Europeus a Rússia foi o país que obteve o maior número de medalhas de ouro, liderando o quadro geral de medalhas. Ao todo foram conquistadas 123 medalhas de ouro, (79 e 44), 64 de prata (40 e 24) e 86 de bronze (45 e 41). 

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar