Últimas Notícias

Conheça mais sobre o PGA Championship, Major de golfe que será disputado nesta semana


Esta semana o mundo do golfe viverá o primeiro Major após a paralisação do circuito por conta da pandemia de coronavírus. O PGA Championship será disputado entre os dias 6 e 9 de agosto, no TPC Harding Park, em San Francisco. 

Este torneio faz parte do grupo dos principais eventos de golfe, chamados de Major. Junto ao PGA Championship está o Masters, US Open e o The Open. 

Ao vencer um campeonato deste nível, o golfista adquire uma série de privilégios, como garantir vaga nesses eventos para os próximos três anos, além de conseguir entrada vitalícia no PGA Championship. 

Se o campeão for um atleta do PGA Tour, ele ficará garantido no circuito por cinco anos. Caso seja do European Tour, este benefício aumenta para sete anos. Além disso, vale ressaltar que este é o único dos Majors que não convida atletas amadores para jogar. 

Neste caso a única forma para um jogador não profissional competir no PGA Championship é vencendo algum dos outros três torneios principais.

A história

O PGA Championship foi criado em 1916, tendo até o momento 101 edições, com duas interrupções. Entre 1917 e 1918 o evento não ocorreu por tratar-se de um período durante a Primeira Guerra Mundial. Já em 1943 o torneio não foi realizado por conta da Segunda Guerra Mundial. 

O primeiro campeão deste torneio foi o inglês Jim Barnes, que na época faturou US$ 500 e uma medalha de ouro cravejada com diamantes. Em 2019, a premiação para o vencedor foi de quase US$ 2 milhões, ressaltando a evolução do esporte em termos financeiros.

Pioneiro, Barnes faturou outros dois títulos de Major: 1921 no US Open e 1925 no The Open. Foto: Reprodução
Outra curiosidade era o formato de disputa nos primórdios do campeonato. Entre 1916 e 1957, o PGA Championship adotava a configuração match play, que é praticamente um outro tipo de golfe, com regras diferentes, onde cada buraco é um mini campeonato. 

Porém, a partir de 1958 o torneio passou a ser jogado no formato tradicional, com Dow Finsterwald faturando o primeiro título. 

Quem joga o PGA Championship? 

Há uma grande lista de critérios para classificação. Ao todo são disponibilizadas 156 vagas. 

Todos os golfistas que foram campeões do PGA Championship tem vaga garantida. Vencedores dos demais Majors nos últimos cinco anos também entram direto no torneio. Além disso, os últimos três campeões do The Players Championship, um outro campeonato importante de golfe são classificados. 

Outros critérios adicionais são: 

- Campeão do circuito sênior da PGA;
- 15 melhores golfistas da última edição do PGA Championship;
- 20 melhores atletas no torneio do PGA Tour anterior ao Major em questão; 
- 70 atletas que mais ganharam premiações nos últimos 12 meses no PGA Tour;
- Membros das equipes da Ryder Cup que estejam entre os 100 melhores do mundo; 
- Qualquer vencedor de torneio com a chancela do PGA Tour;
- Se ainda assim a lista não estiver completa, o PGA Tour pode oferecer outros convites;
- Para cada desistência a vaga vai para um suplente que fica abaixo dos 70 atletas que mais ganharam premiações.

Campeões

Dois golfistas estadunidenses dividem a liderança na lista de maiores campeões do PGA Championship. 

Walter Hagen foi o primeiro pentacampeão, com conquistas em 1921, 1924, 1925, 1926 e 1927. Junto à Hagen está Jack Nicklaus, maior campeão de Majors (18) em toda a história. Ele faturou seus cinco títulos no PGA Championship em 1963, 1971, 1973, 1975 e 1980. 

Na sequência surge Tiger Woods, que faturou quatro troféus no evento, em 1999, 2000, 2006 e 2007.

O último Major conquistado por Woods foi o Masters de 2019. Foto: Reprodução/YouTube
Vários golfistas ocupam a posição de maiores campeões "estrangeiros" no PGA Championship, todos com dois títulos. Entre eles estão o sul-africano Gary Player, vencedor em 1962 e 1972; o inglês Jim Barnes, em 1916 e 1919; o zimbabuano Nick Price, em 1992 e 1994; o fijiano Vijay Singh em 1998 e 2004 e por fim o norte-irlandês Rory McIlroy, em 2012 e 2014. 

Os Estados Unidos faturaram 83 títulos neste evento, com 58 golfistas diferentes, sendo de forma disparada o país com maior número de condecorações. Para se ter uma ideia do domínio estadunidense, a Austrália tem cinco títulos, sendo o segundo país com mais troféus. 

O campeão da edição 2019 do PGA Championship foi Brooks Koepka, que vem de um bicampeonato consecutivo. 

Em 2018 Koepka deixou Tiger Woods em segundo lugar. Já no ano passado o vice-campeão foi Dustin Johnson. 

O último campeão estrangeiro do PGA Championship foi o australiano Jason Day, em 2015. 

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar