Últimas Notícias

Yuriko Koike é reeleita governadora de Tóquio e promete realização da Olimpíada de forma segura


A atual governadora de Tóquio, Yuriko Koike, de 67 anos, anunciou que venceu as eleições municipais realizadas neste domingo, e terá um novo mandato de quatro anos para administrar a capital japonesa. Em seu discurso de vitória, ela prometeu realizar uma Olimpíada segura para os atletas e para os residentes de Tóquio no próximo ano e seguir firme no combate ao coronavírus.

"Acabei de ser declarada vencedora nas eleições", disse ela na noite deste domingo no Japão (manhã, no Brasil), logo após o fim das votações. "Os resultados refletem o apoio do público ao que realizei com as várias iniciativas de reforma que levei a cabo nos últimos quatro anos. Estou muito agradecido pelo forte apoio que recebi do povo de Tóquio".

Primeira mulher no comando do governo de Tóquio, Koike era favorita para se reeleger. Ela tinha amplo apoio popular dos residentes de Tóquio, que elogiaram principalmente a forma como agiu durante a pandemia do coronavírus. 

Além disso, ela foi a única dos principais de seus 21 concorrentes que defendia a realização da Olimpíada no próximo ano, enquanto os outros optavam por adiamentos ou cancelamento. Após sua vitória, ela manteve sua linha de pensamento e afirmou que trabalhará "com firmeza" ao lado do Comitê Olímpico Internacional (COI) para reorganizar os Jogos.  

Entre os principais membros da oposição, estavam Kenji Utsunomiya, ex-presidente da Federação Japonesa de Advogados, que queria um cancelamento dos Jogos caso fosse recomendado pelos especialistas, e Taro Yamamoto, um ex-ator e líder do partido anti-establishment, que anunciou que sua primeira medida como governador seria cancelar o megaevento.

Além da alta popularidade, outro fator que beneficiou a vitória de Koike foi a divisão dos votos dos partidos rivais, o que a deixou com uma larga vantagem na liderança (cerca de 60%, de acordo com a Kyodo News). Resultados oficiais ainda não foram divulgados.

Ainda em seu discurso de vitória, ela prometeu tornar Tóquio uma cidade e um centro financeiro ainda mais competitivo internacionalmente nos próximos quatro anos, liderando uma transformação digital e promovendo a implantação de redes 5G. A igualdade de gênero, incluindo mais apoio a mães que trabalham e mães solteiras, também é um item que continuará a ser defendido pela governante.

Crescimento de casos de Covid-19
Tóquio viu um crescimento no número de casos do coronavírus nos últimos dias. Neste domingo, 111 registros foram confirmados, ultrapassando a marca dos cem pelo quarto dia consecutivo. Apesar do aumento expressivo estar diretamente relacionado à maior testagem realizada, Koike se mostrou preocupada com uma possível explosão de novos casos.

"Este é um momento importante para estar preparado para a segunda onda de coronavírus. Gostaríamos de responder com firmeza", afirmou ela, que confessou não estar completamente feliz com sua vitória exatamente por conta da situação sanitária global.

Foto: Reprodução/Facebook

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar