Últimas Notícias

Tocha doada por ex-chefão da Formula 1 pode não ser a usada por Muhhamad Ali na abertura de Atlanta 1996


Uma polêmica foi aberta sobre a tocha usada por Muhammad Ali na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, com a a afirmação de que ela não é a original.

A tocha foi doada na semana passada pelo ex-chefão da Formula 1, Bernie Ecclestone, ao Museu do Comitê Olímpico Internacional, que fica em Lausanne (SUI).

A dúvida quanto a autenticidade foi feita pelo Muhammad Ali Center, no estado de Kentucky (USA), que diz que ela tem a tocha usada pelo boxeador campeão olímpico para acender a pira há 24 anos.

De acordo com o museu: "O Ali Center ainda tem na exibição a tocha que Muhammad carregou na abertura de Atlanta 1996. Ela foi doada pela familia do boxeador."

"Temos a confirmação da família de Ali que ela é a original", completou o centro.

Ecclestone disse que quando arrematou a tocha no leilão achou que era a original e que doou ao COI foi de boa fé. 

Já um porta-voz do COI falou que Ecclestone claramente agiu de boa-fé e com generosidade ao doar a tocha, e que afinal, ela foi autografada por Ali.

Ali foi campeão olímpico em 1960 e a cena dele acendendo a pira olímpica em 1996, já sofrendo com o Mal de Parkinson é uma das images que marcaram a história dos Jogos.

Foto: Reprodução/YouTube

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar