Últimas Notícias

Mundiais Sub-19 e Sub-17 de Pentatlo Moderno são cancelados


A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) decidiu cancelar os campeonatos mundial Sub-19 e Sub-17 da modalidade olímpica por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). As competições, que são realizadas de forma simultânea, iriam acontecer de 4 a 10 de outubro, no balneário de Hurghada, no Egito. Com mais esse cancelamento, a UIPM não realizará nenhum Mundial em 2020.

O único torneio internacional que o Pentatlo Moderno realizou na temporada foi a primeira etapa da Copa do Mundo, no fim de fevereiro e início de março, no Cairo, também Egito. Até então, o calendário mundial do esporte está suspenso.

“É com pesar que estamos cancelando ou adiando etapas do calendário da UIPM em 2020, mas o fazemos com a total cooperação dos organizadores locais”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Mundial Junior remarcado
Para fazer com que os jovens pentatletas não fiquem muito tempo sem competir, a UIPM já decidiu que o Mundial Júnior do ano que vem irá acontecer em fevereiro ou março. O torneio será realizado em Alexandria, ainda no Egito. 

A UIPM está tentando que o país africano sedie na mesma data os mundiais Sub-19 e Sub-17, para reduzir as viagens de pentatletas que participam das duas competições.

“É um golpe terrível para nossos atletas em desenvolvimento não ter competições globais em 2020, mas eu pediria a todos que fossem pacientes e trabalhassem juntos para derrotar esse vírus. Espero que a decisão de acelerar os mundiais Sub-19 e Sub-17 e Júnior de 2021 forneça uma meta competitiva no início de 2021 para todos os atletas com menos de 21 anos”, disse o georgiano Viacheslav Malishev, membro do Comitê de Desenvolvimento da UIPM.

Congresso é adiado
Também adiado para o ano que vem por causa da pandemia, o Congresso da UIPM deverá acontecer em novembro de 2021, após os Jogos Olímpicos de Tóquio, que será realizado de 23 de julho a 8 de agosto. A reunião bianual dos executivos da federação internacional de Pentatlo Moderno estava marcada para acontecer em novembro deste ano em Xiamen, na China.

“O mundo inteiro, não apenas no esporte, está fazendo sacrifícios para proteger as pessoas deste vírus e trabalhando para garantir que todos possamos voltar a levar uma vida plena de uma maneira segura o mais rápido possível. Na UIPM, estamos comprometidos com esse princípio e posso prometer à nossa comunidade global que estamos fazendo todo o possível para reuni-los em 2021 para participar de competições mundiais e do Congresso da UIPM”, reforçou o presidente da UIPM.

Etapas da Copa do Mundo
1ª etapa: 24 a 28 de março, em Budapeste (Hungria)
2ª etapa: 7 a 11 de abril, em Sofia (Bulgária)
3ª etapa: 15 a 18 de abril, em Sofia (Bulgária)
Final: 13 a 16 de maio, em Seul (Coreia do Sul)

Mundiais em 2021
Júnior e Sub-19 e Sub-17: fevereiro ou março, em Alexandria, no Egito (a confirmar)
Sênior: 7 a 13 de junho, em Minsk, na Bielorrússia
Biatlo e Triatlo: 25 a 29 de agosto, em Weiden, na Alemanha

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar