Últimas Notícias

Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio projeta Paralimpíadas otimizadas em 2021


Uma Paralimpíada otimizada, simplificada, com redução de custos e que priorize a saúde dos atores envolvidos. Esse o objetivo do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, segundo o planejamento montado em parceria com os governos do Japão e da capital do país, em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). O evento, assim como a Olimpíada, foi adiado para 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O projeto foi dividido em três frentes: posicionamento, princípios e roteiro. Nesta última, que inclui também o planejamento olímpico, é indicado o cronograma até 5 de setembro do ano que vem, quando terminam os Jogos Paralímpicos, que terão início em 24 de agosto. O calendário prevê a realização de testes de Covid-19 entre março e maio, com o revezamento da Tocha Olímpica tendo início no fim de março e o da Tocha Paralímpica ocorrendo após 8 de agosto, quando termina a Olimpíada.

Quanto ao posicionamento, o Comitê entende que o cenário apresenta ao movimento paralímpico uma "enorme oportunidade de mostrar a força e a amplitude da resiliência humana" e de desenvolver uma sociedade "diversa e inclusiva". Segundo os organizadores, com isso em mente os Jogos serão preparados com base no tripé de "prioridade à saúde e à segurança de atletas, espectadores, parceiros, voluntários e staff; redução dos custos do impacto do adiamento, com promoção do interesse público; e redução da complexidade dos Jogos para garantir que eles sejam realizados de uma forma segura e sustentável nesse novo contexto".

Tornar o evento menos complexo também foi um tema abordado na definição de princípios. Um deles fala em "promover a colaboração entre as partes interessadas" em busca de "soluções criativas que simplifiquem a entrega dos Jogos, do ponto de vista de redução de custos e implementação de medidas contra a Covid-19". Entre as soluções estão "encorajar que os parceiros otimizem as delegações de trabalho em Tóquio" e "reconsiderar elementos culturais não essenciais aos Jogos".

Segundo nota divulgada no site do Comitê Organizador, a entidade e o IPC revisaram minuciosamente o planejamento definido em 10 de junho e o atualizaram "para refletir os valores únicos dos Jogos Paralímpicos". A nova versão foi levada ao Conselho Administrativo do Comitê Paralímpico Internacional na última terça (07.07). "O Comitê Tóquio 2020 permanecerá em estreita colaboração com todas as partes interessadas, continuando a envidar todos os esforços para uma entrega bem-sucedida dos Jogos", encerra o comunicado.

Com informações de: Agência Brasil
Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar