Campeão olímpico no hóquei na grama, Muhammad Asad Malik morre aos 78 anos


Medalha de ouro no hóquei na grama em 1968, o paquistanês Muhammad Asad Malik morreu na segunda-feira (27) aos 78 anos após um acidente de carro na cidade de Sharaqpur Sharif, na província de Punjab, no Paquistão. Segundo relatos, a filha de Asad também se feriu no mesmo incidente e permanece em estado crítico no hospital.

Malik fez parte da equipe paquistanesa campeã nas Olimpíadas da Cidade do México em 1968. Ele marcou o gol da vitória na final contra a Austrália, com o Paquistão conquistando uma vitória por 2-1. O gol fez dele um nome conhecido no Paquistão, com sua imagem sendo estampada em um selo comemorativo especial para marcar a ocasião.


Selos de 1968 estamparam imagem de Malik (Foto: FIH)

Além de ganhar o ouro no México, Malik conquistou prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964 e Munique 1972, em que o Paquistão foi derrotado na final pela Índia e pela Alemanha Ocidental, respectivamente.  Ele também conquistou três medalhas nos Jogos Asiáticos: ouro em Jacarta 1962 e Bangkok 1970, e a prata no evento de 1966, também realizado em Bangkok. Seu irmão mais novo, Saeed Anwar, e os sobrinhos Anjum Saeed e Naeem Amjad também representaram o Paquistão em Jogos Olímpicos.

"Asad Malik era um atleta altamente talentoso, tendo alcançado muitos marcos importantes em sua vida", disse o executivo-chefe da Federação Asiática de Hóquei, Dato Tayyab Ikram. "Ele fará muita falta para a família de hóquei. Ele nos deixou agora por um lugar melhor, e ofereço minhas mais profundas condolências à sua família, e espero que eles encontrem coragem para enfrentar essa perda insuportável".

A Federação Internacional de Hóquei (FIH) também prestou homenagem a Malik.

"A FIH oferece suas sinceras condolências à família e aos amigos de Asad Malik e a todos da Federação de Hóquei do Paquistão", afirmou a organização. "Nossos pensamentos estão com todos vocês neste momento incrivelmente difícil."


Surte + Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Hóquei na Grama
Foto: Reprodução/Dunyanews

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem