Últimas Notícias

Fases finais da Fed Cup e Copa Davis são adiadas para 2021


A pandemia de coronavírus obriga a Federação Internacional de Tênis (ITF) alterar mais uma vez os planos. Em comunicado feito nesta sexta-feira (26), a entidade anunciou o adiamento das fases finais da Fed Cup e da Copa Davis, duas competições que se assemelham a uma Copa do Mundo de tênis por seleções. 

Originalmente marcada para meados de abril deste ano, a fase derradeira da Fed Cup (tênis feminino) foi transferida para os dias 13 a 18 de abril de 2021. A cidade-sede foi mantida e Budapeste, capital da Hungria, vai realizar o torneio em quadras cobertas de saibro. 

Algo que também permaneceu igual foram são as equipes já classificadas para a fase final da Fed Cup, que sabiam até em que grupo jogariam. O grupo A tem França, Rússia e Hungria; formando o grupo B estão Austrália, Belarus e Bélgica; pelo grupo C jogarão Estados Unidos, Espanha e Eslováquia; por fim, no Grupo D estão República Tcheca, Alemanha e Suíça. 

Além disso, a ITF manteve o sorteio para os playoffs da Fed Cup, que serão jogados em fevereiro de 2021, bem como os confrontos continentais, estes adiados, mas ainda não sem data exata definida. 

No comunicado, a federação alegou que não seria possível encarar os desafios logísticos este ano, causados pela pandemia de coronavírus. Os países participantes estão encarando uma série de restrições diferentes e portanto seria impossível garantir que ninguém saísse prejudicado. Também não havia garantias de que o evento pudesse receber público.

David Haggerty, presidente da ITF, disse em nota: "Embora seja lamentável que as finais não possam ser realizadas este ano, estamos confiantes de que poderemos sediar um evento soberbo em Budapeste em abril de 2021". 

Este seria o primeiro ano da Fed Cup em novo modelo de disputa. O antigo perdurava desde 1995.

Copa Davis

A Copa Davis (tênis masculino) também teve sua fase final adiada para 2021. A ITF e o Grupo Kosmos, detentor dos direitos do evento, anunciaram a decisão poucos minutos após a Fed Cup ser adiada.

O estágio final do torneio será disputado a partir do dia 22 de novembro de 2021. O local também permanece o mesmo, Madri, capital da Espanha. 

Decepcionado, o presidente do Grupo Kosmos e zagueiro do Barcelona, Gerard Piqué, falou que deseja realizar um evento de alto nível em 2021. 

"É uma grande decepção para todos nós que as finais da Copa Davis não serão realizadas em 2020. Não sabemos como a situação se desenvolverá em cada nação qualificada, ou se as restrições na Espanha permanecerão suficientemente atenuadas, como tal é impossível prever a situação em novembro e garantir a segurança daqueles que viajam para Madri. Este adiamento não tem nenhuma relação a longo prazo com nossas ambições coletivas para a Copa Davis. A ITF e a Kosmos Tennis esperam entregar uma competição excepcional em 2021, quando for seguro e viável fazê-lo", ressaltou o espanhol.

A ITF também adiou as demais fases da Copa Davis, e deverá remarcá-las para março ou setembro de 2021. Isso inclui a partida do Brasil contra o Líbano, pelo Grupo Mundial I. 

Confira os Grupos das Finais da Copa Davis adiada para 2021. 

Grupo A: Espanha, Rússia e Equador

Grupo B: Canadá, Cazaquistão e Suécia

Grupo C: França, Grã Bretanha e República Tcheca

Grupo D: Croácia, Austrália e Hungria

Grupo E: Estados Unidos, Itália e Colômbia

Grupo F: Sérvia, Alemanha e Áustria

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar