Últimas Notícias

SurtoLista: Os cinco melhores temas musicais de Jogos Olímpicos da história

Gloria Estefan cantando Reach no encerramento de Atlanta 1996 (Foto: Reprodução/Youtube)

Toda edição de Jogos Olímpicos tem um tema musical oficial ou, às vezes, até duas músicas utilizadas como trilha e que fazem muito sucesso mundo afora. Pensando nisso, os membros do Surto Olímpico fizeram a sua própria lista e decidiram o top 5 entre os temas musicais mais conhecidos. 

Votaram: Regys Silva, Marcos Antônio, Daniel Barbosa, Bruno Guedes, Mateus Nagime, Patryck Leal, Wesley Felix e Lucas Bueno. 

Modo de votação: Cada um escolheu cinco musicas entre as 13 candidatas. As cinco mais votadas no geral, foram eleitas para o post.

1 - "Reach" - Gloria Estefan (Atlanta 1996) - Unanimidade
Provavelmente você ouviu essa música em muitos lugares, como cerimônias de formatura, por exemplo. Reach é uma das duas músicas oficiais de Atlanta 1996, tendo sido composta por Diane Warren e por Estefan. A canção, segundo Gloria, fala de começar do zero, se levantar e seguir em frente. 

A música, cantada ao vivo na Cerimônia de Encerramento ao lado do coral Glee Club, chegou ao posto de número 42 na Billboard, sendo que no ranking contemporâneo adulto, ocupou até o 5º lugar. Confira aqui a apresentação de Gloria.

2 - "One Moment in Time" - Whitney Houston (Seul 1988) - 7 votos
Uma das músicas que poucos sabem que foi tema de Jogos Olímpicos. One Moment in Time, composta por Albert Hammond e John Bettis, e cantada por Houston na abertura de Seul 1988. 

Hammond disse que imaginou a melodia da música como se fosse cantada por Elvis Presley na abertura dos Jogos Olímpicos. A música é o hino para "aqueles que acreditam em si mesmo contra todas as probabilidades".

Para conferir a música, clique aqui.

Amorosi cantando durante a abertura de Sidney 2000 (Foto: Reprodução/Youtube)

3 - "Heroes live Forever" - Vanessa Amorosi (Sidney 2000) - 5 votos
Outra surpresa na lista. Interpretada pela então jovem de 19 anos na abertura de Sidney 2000, Amorosi emocionou o Estádio Olímpico e o mundo com a sua poderosa voz enquanto uma bandeira gigantesca descia da arquibancada sobre os atletas.

A música foi composta por John Gillard e Trevor White e fez parte do single Have a Look, na versão alemã. Para conferir a apresentação na abertura dos Jogos, clique aqui.

4 - "Barcelona" - Freddie Mercury/Montserrat Caballé (Barcelona 1992) - 5 votos
Parte da trilha dos Jogos de 1992, Barcelona foi composta pelo vocalista do Queen Freddie Mercury e por Mike Moran.

Quando a cidade foi escolhida para receber os Jogos Olímpicos, em 1987, Foi pedido para a soprando Montserrat Caballé gravar uma canção para o evento e acabou por convidar Mercury, quem conheceu em 1986, para tal feito. Mercury faleceu vitima de AIDS em 1991.

A música foi tocada durante um filmete de uma viagem dentro da cidade antes do inicio da cerimônia de abertura. Para conferir a música, clique aqui.

 Muse durante a apresentação de Survival, no encerramento de Londres 2012 (Foto: Reprodução/Youtube)
5 - "Survival" - Muse (Londres 2012) - 4 votos
O vocalista da banda, Matthew Bellamy, recebeu um pedido para compor a música oficial de Londres 2012 ainda em 2011. O projeto acabou não rolando, mas a música acabou sendo composta pelo próprio Bellamy.

Ainda assim, a banda levou a canção para os organizadores, que acabaram por aceitar a mesma como musica oficial dos Jogos. De acordo com o compositor, ela fala do senso de convicção e da determinação de vencer.

A música foi tocada na cerimônia de encerramento dos Jogos. Para conferir, clique aqui.

Menções honrosas
O Surto escolheu as cinco melhores canções olímpicas, mas vale mencionar outras três bem votadas:
6º Amigos para Siempre - Jose Carreras/Sarah Brightman (Barcelona 1992) e Power of Dream - Celine Dion (Atlanta 1996) com três votos cada

8º lugar Alma e Coração - Thiaguinho/Projota (Rio 2016) dois votos.

E aí leitor, qual a sua música olímpica favorita?

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar