Últimas Notícias

Novos critérios de qualificação olímpica serão anunciados até o final de abril


Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 e com cerca de 43% das vagas ainda não definidas, os desatualizados métodos de classificação olímpica tem se tornado uma preocupação entre os atletas e também do Comitê Olímpico Internacional (COI), que quer resolver a questão o mais rápido possível. Em carta enviada na última quinta-feira, 02, o COI pediu às federações internacionais que divulguem seus sistemas qualificatórios e as novas datas de seus pré-olímpicos já nas próximas semanas.

Apenas oito das cinquenta modalidades olímpicas já têm todos os classificados definidos. O COI sugeriu às federações internacionais das 42 modalidades com vagas em aberto para que mantenham os critérios originais, modificando apenas as datas dos torneios. Utilizar os rankings mundiais de 2021 como um dos requisitos classificatórios também foi uma sugestão da entidade.

Foi reafirmado, ainda, que todas as classificações já conquistadas estão mantidas para o ano que vem. Mas os atletas qualificados precisarão ser escolhidos novamente pelos comitês nacionais, de acordo com o COI.

"Todas as qualificações que foram conquistadas pelos Comitês Olímpicos Nacionais e atletas individuais permanecem em vigor", disse Kit McConnell, diretor de esportes do COI. 

Os novos sistemas de qualificação deverão ser entregues ao COI até o final de abril deste ano. O limite para as definições dos classificados para os Jogos Olímpicos é 29 de junho de 2021, e 5 de julho será a data final para a inscrição dos atletas.

Como não há pressa na distribuição dos classificados, novos eventos pré-olímpicos só serão agendados quando todos os atletas tiverem a certeza de condições justas de preparação, conforme comunicou a Comissão de Atletas.

"Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para 2021, esperamos que tenha removido a pressão de reagendar imediatamente os demais eventos de qualificação. Devemos coletivamente dedicar o tempo necessário e ser prudentes na reprogramação desses eventos", afirmou a comissão, que aprovou as medidas do COI pós-adiamento dos Jogos.

Foto:  Lucy Nicholson/REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar