Últimas Notícias

Campeão olímpico dos 400m rasos revela desejo de correr a prova abaixo dos 43 segundos


Campeão olímpico dos 400m rasos na Rio 2016, o sul-africano Wayde Van Niekerk revelou ao Olympic Channel o desejo de correr a prova abaixo dos 43 segundos. Nierkerk quebrou o recorde mundial de Michael Johnson, marcando 43,03, para ficar com o lugar mais alto do pódio na última Olimpíada.

Niekerk acredita que o seu melhor ainda está por vir. "Estou com mais fome do que antes. Ainda acredito que posso correr abaixo dos 43 segundos nos 400m. Eu posso ir muito melhor do que os tempos que tenho nos 100 e 200 metros rasos, é onde minha mente estava antes da lesão e é ai que minha mente estará no futuro", declarou.

Aliviado com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, Niekerk avaliou o período em que a pandemia foi declarada. "Começou a ficar mais estressante e mais assustador". Outro fator  que preocupou o atleta é que sua treinadora, Ans Botha, tem 78 anos e faz parte do grupo de risco da doença. 

Foto: Divulgação/AP
Niekerk também afirmou estar mentalmente mais forte após a última lesão nos ligamentos laterais do menisco e em um ligamento cruzado, que ocorreu durante uma partida beneficente de rugbi. Após a cirurgia, ele passou por longo período de recuperação, perdendo a oportunidade de defender seu título mundial nos 400m, durante o Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 em Doha, no Catar.

Mesmo assim, Niekerk permaneceu confiante. "Eu nunca pensei em não me recuperar completamente. Minha mente sabia o que precisava ser feito para me afastar desse pensamento. Fui guiado pelas medidas necessárias para que eu pudesse voltar à pista e competir novamente", reiterou. 

Ao relembrar o título olímpico, Niekerk disse que aquilo ainda o mantém motivado. "A unica parte da corrida que você pode realmente apreciar seria depois dela acabar. Durante a prova, você está tão conectado e decidido a fazer aquilo, mas depois que acaba, você pode sentar, refletir e apreciar tudo que aconteceu".

Niekerk é o primeiro atleta a quebrar as barreiras  de 10 segundos nos 100m, 20 segundos nos 200m e 44 segundos nos 400m. 

O atleta disse ainda que quando se sentir pronto para aposentar, gostaria de jogar futebol. Fã do Liverpool, Niekerk aguarda a definição do título da Premier League 2019/2020.

"Definitivamente somos campeões. Não há dúvidas sobre isso, é apenas ver a que horas e qual seria o momento apropriado para comemorar com o time" falou o velocista. 

Foto: Divulgação/AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar