Últimas Notícias

Atenta ao coronavírus, Agência Mundial Antidoping manterá controle contra o uso de substâncias proibidas


Em virtude da pandemia mundial do coronavírus, muitos países têm implementado ações duras, que incluem o fechamento de fronteiras, quarentenas, isolamento social, cancelamento de vôos, e outras restrições ao deslocamento das pessoas. Como resultado, eventos esportivos foram cancelados ou adiados. Apesar disso, a Agência Mundial Antipoding (WADA, em inglês) continuará sua incessante busca pelo esporte limpo. De acordo com documento divulgado pela entidade na última semana, mesmo com uma operação adaptada, os testes de controle continuarão sendo realizados, respeitando as restrições de cada país no atual momento.

De acordo com a WADA, “a prioridade no momento é garantir a saúde e a segurança dos atletas e de todos aqueles afetados pelas operações da comunidade antidoping. Para fazer isso e proteger a integridade do sistema antidoping global, o esforço será para uma abordagem coerente em todo o sistema, que demonstre solidariedade entre a comunidade; e visa dar aos atletas a confiança de que eles permanecem no centro de nossa missão”.


Assim, atletas devem continuar a prestar suas informações de Whereabouts, isto é, comunicar os locais que estarão em determinados horários para que os agentes de controle possam encontrá-los para efetuar os testes antipoding.

A WADA solicita ainda que os atletas que contraiam o coronavírus devem informar à Autoridade Brasileira de Controle Antidopagem (ABCD) ou ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), através do e-mail antidoping@cob.org.br. Seguindo as orientações da WADA, o COB disponibiliza ainda o telefone (21) 98157-9611 para dúvidas e orientações sobre o tema.

A visão da WADA permanece a mesma, de um mundo em que todos os atletas possam competir em um ambiente livre do doping. Entretanto, a proteção da saúde pública vem em primeiro lugar, e assim, serão implementadas medidas ainda mais rígidas, em toda a comunidade global antidoping.

Outra recomendação importante de da WADA é de que o atleta informe ao agente de controle de doping se estiver com sintomas respiratórios, e se há alguém em sua residência que apresente os sintomas da doença causada pela COVID-19. É importante ressaltar que os agentes de controle de doping reforçarão todas as medidas de higiene durante uma sessão de coleta de amostras.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar