Últimas Notícias

Lenda do biatlo francês, Martin Fourcade anuncia aposentadoria precoce


Martin Foucarde, o maior atleta olímpico de inverno da França, anunciou sua surpreendente aposentadoria nesta sexta-feira (13) segundo a União Internacional do Biatlo (IBU). Foucarde, de 31 anos, é conhecido pelo seu método, copiado por outros atletas: a precisão do tiro como prioridade, seguida pela velocidade no alcance, compensando o tempo perdido no esqui.

Nascido em Céret, perto da fronteira com a Espanha no sul da França, Foucarde começou a esquiar nos 6 anos e mudou para o biatlo aos 13 anos, seguindo seu irmão mais velho Simon, que competiu em três Jogos Olímpicos. Desde então, o francês foi crescendo até se tornar uma unanimidade no esporte nos últimos tempos.

Apesar de não ter chegado a grandes resultados na temporada atual, o biatleta francês enfileirou conquistas nas últimas décadas: foram sete títulos gerais da Copa do Mundo de Biatlo, de 2012 a 2018. Além disso, o esportista levou 28 medalhas em campeonatos mundiais, sendo 13 de ouro.

Além das conquistas em mundiais, Foucarde foi o grande nome recente da modalidade nos Jogos Olímpicos com sete medalhas. A primeira foi a prata em Vancouver 2010 na largada coletiva, repetindo o resultado em Sochi 2014, além de conseguir mais duas medalhas douradas na cidade russa. Em PyeongChang 2018, Foucarde brilhou mais ainda levando ouro no revezamento misto, largada coletiva e perseguição.

Tais conquistas colocaram o francês entre os maiores biatletas do mundo mesmo com a aposentadoria precoce, estando atrás apenas do norueguês Ole Einar Bjørndalen que possui oito medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (13 no total), além de 19 títulos mundiais e impressionantes 94 vitórias em Copas do Mundo.

Foto: Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar