Últimas Notícias

Arquiteto italiano que ajudou a projetar o Estádio Olímpico de Barcelona 1992 morre de coronavírus


Vittorio Gregotti, um dos arquitetos que projetaram os Estádio Olímpicos dos Jogos de Barcelona em 1992, morreu aos 92 anos de idade após contrair coronavírus. Conforme relatado pelo jornal italiano Corriere della Sera, Gregotti morreu de pneumonia no domingo (15 de março) após ser hospitalizado em Milão. O jornal italiano ainda informou que a esposa do arquiteto, Mariana Mazza, foi hospitalizada no mesmo hospital de Milão.

Ele também projetou o Estádio Marassi em Gênova para a Copa do Mundo da FIFA de 1990 na Itália e o Teatro de Ópera Arcimboldi de Milão. Este último foi construído durante um período de 27 meses, antecipando o fechamento e a renovação de quase três anos da casa de ópera La Scala em dezembro de 2001.

O estúdio de Gregotti também projetou a cidade chinesa Pujiang New Town, de Xangai, que tem um estilo arquitetônico italiano, bem como o Centro Cultural de Belém, na capital de Portugal, Lisboa, e o Grand Théâtre de Provence, na cidade francesa de Aix-en-Provence.

Em homenagem a Gregotti, o colega arquiteto italiano Stefano Boeri escreveu no Facebook: "Nessas horas sombrias, um mestre da arquitetura internacional parte; um ensaísta, crítico, professor, editorialista, controverso, homem das instituições - que sempre foi o arquiteto - fez a história da nossa cultura. Sobre a arquitetura como perspectiva, sobre o mundo inteiro e a vida inteira. Que tristeza tão grande."

Foto: Pierluigi Cipelli

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar