Últimas Notícias

Tóquio 2020 divulga pictogramas animados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 divulgou na quarta-feira (26.02) os pictogramas oficiais animados das modalidades olímpicas e paralímpicas. Está é a primeira vez na história dos Jogos que o megaevento terá pictogramas animados.


No total, 50 pictogramas abrangem os 33 esportes olímpicos e outros 23 pictogramas fazem referência aos 22 esportes paralímpicos. Seus designs inovadores visam refletir a era moderna simbolizada pelo ano 2020 e aumentar o prazer dos torcedores em relação ao evento, tanto daqueles que vão acompanhar as disputas nas arenas como os que verão os Jogos pela tevê ao redor do globo.

Os pictogramas estáticos dos Jogos foram introduzidos na edição de Tóquio de 1964 e surgiram da necessidade de se comunicar visualmente com um grupo cada vez mais internacional de atletas e espectadores. Os pictogramas esportivos estáticos dos Jogos de Tóquio 2020, divulgados em 2019, foram projetados para comunicar sutilmente as características de cada esporte, além de destacar artisticamente o dinamismo dos atletas. Os novos pictogramas animados honram o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos anteriores e enfatizam o conceito de inovação da edição de 2020.

Para reproduzir dinamicamente os pictogramas originais, os pictogramas animados de Tóquio 2020 são apresentados com uma série de três frames: eles aparecem, ficam estáticos, se movem e desaparecem. Eles recriam o movimento tridimensional dos atletas em duas dimensões e são capazes de expressar movimentos dinâmicos, como giros. O designer japonês Kota Iguchi foi o responsável por supervisionar o desenvolvimento dos pictogramas animados. 

"Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos assumimos o desafio de animar os pictogramas. Demorou mais de um ano para criá-los, com a colaboração de tantas pessoas nos ajudando a adicionar movimento aos pictogramas estáticos, que foram desenvolvidos por uma equipe liderada pelo designer gráfico Masaaki Hiromura. Os novos pictogramas animados ampliam o apelo de cada esporte por meio de suas expressões bonitas e facilmente transmitidas. Espero que eles iluminem cada um dos eventos e, embora os tenhamos criado para os Jogos de Tóquio 2020, espero que eles sejam repassados para os próximos Jogos como um legado para o futuro, além de inspirar designers de vídeo em outros países", afirmou Kota Iguchi.

Inovação
Os pictogramas animados serão usados para representar esportes em locais de competição e durante a transmissão de eventos. Eles também serão usados no site Tóquio 2020 e nos canais de mídia social, além de serem exibidos em sinalização digital, com o objetivo de mostrar algumas das tecnologias mais inovadoras do Japão para o mundo.

Foto; Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar