Últimas Notícias

Pré-Olímpico Africano de Taekwondo: Dez países conseguem vaga em Tóquio-2020


Dez países conseguiram classificar ao menos um atleta ao Jogos Olímpicos através do Pré-Olímpico  Africano de Taekwondo que aconteceu neste final de semana, em Rabat, no Marrocos.  O Egito foi o grande destaque, garantindo as quatro cotas olímpicas que tinha direito. 

Cada país tem direito de enviar, no máximo, quatro atletas para os torneios qualificatórios continentais no taekwondo, sendo dois homens e duas mulheres. O Egito mandou Nour Abdelsalam (49kg), Hedaya Malak (67kg), Abdeldehman Wael (68kg) e Seif Eissa (80kg) e todos voltaram para casa com o passaporte carimbado ao Japão. 

Além dos egípcios, Marrocos classificou três atletas para Tóquio; Costa do Marfim, dois; Etiópia, Gabão, Mali, Níger, Nigéria, Quênia e Tunísia, um.

Apesar de ter garantido apenas dois atletas através do torneio qualificatório africano, a Costa do Marfim terá quatro representantes nos Jogos, uma vez que já havia classificado Cheik Cissé (80kg) e Ruth Gbagbi (67kg) via-ranking mundial.

O Níger, que classificou Tekiath Ben, na categoria até 57kg, também tinha um atleta garantido por meio do ranking, Abdoul Issoufou (+80kg), algoz de Maicon Siqueira na Rio-2016.

Gabão conseguiu sua primeira vaga olímpica a Tóquio-2020 com Anthony Obame, na categoria acima de 80kg. Ele é um dos maiores ídolos do esporte gabonês, responsável por conquistar a única medalha de seu país em Jogos Olímpicos, em Londres-2012, quando foi prata.

É importante destacar que alguns atletas não fizeram muito esforço para conseguirem classificação olímpica. A maioria das categorias tinha pouquíssimos participantes, como a até 67kg feminino, que tinha apenas cinco inscritas.

O pré-olímpico africano abriu a sequência de torneios qualificatórios continentais de taekwondo que teremos ao longo do próximo mês. O campeonato das Américas ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, na Costa Rica. Quatro brasileiros estarão na briga pelas vagas olímpicas: Talisca Reis (49kg), Milena Titoneli (67kg), Edival Pontes, o Netinho (58kg) e Ícaro Miguel (80kg).


Veja os classificados de cada categoria no qualificatório africano:
-58kg masc: Solomon Demse (ETH) e Mohamed Khalil (TUN)
-68kg masc: Seydou Fofana (MAL) e Abdelrahman Wael (EGY)
-80kg masc: Seif Eissa (EGY) e Achraf Mahboubi (MAR)
+80kg masc: Anthony Obame (GAB) e Seydou Gbana (CIV)


-49kg fem: Nour Abdelsalam  (EGY) e Oumaina El Mar (MAR)
-57kg fem: Nada Laaraj (MAR) e Tekiath Ben (NIG)
-67kg fem: Hedaya Malak (EGY) e Elizabeth Oluchi Anyanacho (NGR)
+67kg fem: Aminata Charlene Traorè (CIV) e Faith Ogallo (KEN)

Foto: Reprodução/World Taekwondo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar