Programa de promoção dos valores olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil completa um ano de atividades - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Programa de promoção dos valores olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil completa um ano de atividades

Compartilhe

Em um local que se propõe a imaginar o futuro, educadores foram convidados a repensar a forma com que trabalham no presente. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) organizou nesta segunda-feira, dia 25, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, o evento “Valores que Transformam: a importância das habilidades socioemocionais na educação”, em comemoração ao aniversário do Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos do COB. Cerca de 350 profissionais da educação e convidados tiveram a oportunidade de conhecer melhor as diversas ações do Transforma, que contribui para a formação integral do ser humano, atuando em escolas, por meio da educação olímpica.

"É uma grande alegria para o COB celebrar o primeiro ano do Transforma. O COB tem duas missões principais: organizar o esporte olímpico no âmbito nacional e promover os valores olímpicos. Estamos certos de que o esporte é um valioso instrumento para potencializar a educação e auxiliar na formação de cidadãos. Mas para isso é preciso que tenhamos professores capacitados. E, por isso, toda nossa admiração e reconhecimento aos artífices do projeto que são os educadores", disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB, que fez a abertura do evento.

"O Transforma tem como objetivo aproximar o COB e o esporte da sociedade. O Comitê, por sua história e conhecimento, é ciente de sua importância no papel de promotor dos valores olímpicos. Mas só é possível realizar o Transforma porque temos instituições, como a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e pessoas engajadas no projeto. Por isso, nesse ano, o agradecimento é para todos os nossos parceiros presentes ao evento", disse Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB.

O evento começou com uma exposição com fotos e vídeos contando a história de um ano do Transforma. Além das Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D'Ávila de Camillis e Eduardo Bittencourt, no Rio de Janeiro, neste primeiro ano do programa, o Transforma atuou em Palmas durante a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude; foi implantado nas cidades de Taubaté, Blumenau e Cascavel e iniciou conversas para a implementação em escolas brasileiras no Japão, como parte das ações do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Na sequência, foi realizado um bate-papo chamado “Valores Olímpicos para a vida: abordagens práticas”, no qual os professores do Transforma Carol Mendonça, de Português; Rodrigo Rodrigues, de Geografia; Rodrigo Sacramento, de Matemática; e Silvio Predis, de Química; falaram sobre as possibilidades de uso do conteúdo do programa nas aulas.

"A base do trabalho do Transforma são os Valores Olímpicos de amizade, excelência e respeito. Amizade e respeito são mais fáceis de compreender, mas quando a gente fala de excelência, estamos falando de dar o seu melhor, de se dedicar ao máximo a uma atividade. Isso é muito importante dentro da escola", destacou Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.

Na sequência, Carolina Ferracini, da ONU Mulheres, parceira do COB em diversas ações, como na elaboração da Política de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio e Abuso Moral e Sexual para o Esporte Nacional, apresentou o painel “Construindo um ambiente seguro para os alunos: o papel do professor”. A mote foi a reflexão sobre as ações práticas possíveis para o enfrentamento dos abusos físicos, psicólogos ou sexuais.

Encerrando o dia de atividades, Rossandro Klinjey, escritor, psicólogo, consultor, colunista e fenômeno das redes sociais com vídeos com mais de 100 milhões de visualizações, ministrou a palestra “O professor como agente do desenvolvimento emocional do educando”. 

Para Rejane Pereira Costa, subsecretária da Secretaria Municipal de Educação do Rio, as portas da Prefeitura estão abertas para o incremento da parceria com o COB. “Cada vez mais precisamos pautar nossas ações humanitárias e pedagógicas no respeito, que é um dos principais Valores Olímpicos. O respeito vê no outro toda a potencialidade dele. O Transforma faz com que a gente viva todos os dias como um Dia Olímpico”, disse Rejane.

"Achei muito interessante essa oportunidade que o COB nos ofereceu de trabalhar com os Valores Olímpicos. Foi a oportunidade do coordenador, que é um agente multiplicador da unidade educacional, conhecer e passar para os professores o que foi mostrado aqui", disse Ana Cristina, coordenadora pedagógica da EM Arthur Ramos, da Gávea.

Durante seu primeiro ano de atividades, o Transforma atuou, principalmente, nas Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D'Avila, em Pedra de Guaratiba, e Edmundo Bittencourt, em Benfica. O COB de Portas Abertas levou alunos das instituições para a sede do Comitê para participar de uma programação cultural e praticar diversas modalidades olímpicas. O Transforma também levou diversos medalhistas olímpicos como Poliana Okimoto, Ágatha Rippel e Bárbara Seixas para interagirem com alunos das Escolas Municipais que levam o nome deles. Em dezembro, será a vez do ginasta Diego Hypolito.

Foto: COB/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário