Últimas Notícias

Seleção Brasileira vai ao Mundial de Atletismo Paralímpico com 32 medalhistas do Parapan 2019


A Seleção Brasileira de atletismo paralímpico viaja na madrugada da próxima quinta-feira, 31, para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde será realizado o Campeonato Mundial da modalidade. O evento será sediado no estádio de atletismo do Dubai Club for People of Determination, entre os dias 7 e 15 de novembro. A equipe brasileira será representada por 43 atletas nesta que é a nona edição do evento. 

Em agosto, 60 competidores do atletismo participaram dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em que conquistaram 82 medalhas, sendo 33 de ouro, 26 de prata e 23 de bronze. Foi a segunda modalidade mais laureada na capital peruana, atrás apenas da natação. Estarão em Dubai 36 dos atletas brasileiros que competiram no Peru - 32 deles subiram ao pódio no evento continental. 

Todas as regiões do país serão representadas neste Mundial de Atletismo. O Sudeste é o responsável pelo maior número de atletas, com 19 participantes. O Nordeste tem a segunda maior representatividade, com nove competidores, seguido pelo Norte, com oito. O Centro-Oeste (quatro) e o Sul (três) também têm sua parcela de integrantes. 

"O atletismo é uma modalidade estratégica em nosso planejamento e temos uma expectativa muito boa para a nossa participação no Mundial de Dubai. Construímos ao longo deste ciclo paralímpico uma base ampla de atletas de ponta, o que nos coloca em posição de brigar por uma quantidade expressiva de medalhas. Será uma grande oportunidade para avaliarmos o trabalho e fazer os últimos ajustes antes dos Jogos de Tóquio 2020", disse Mizael Conrado, presidente do CPB. 

Esta é também uma das delegações mais heterogêneas em relação à faixa etária. A média de idade da equipe é de 28,6 anos. A mais experiente, no entanto, é a paulista Beth Gomes, favorita nas provas de campo da classe F52, que tem 54 anos. Ela constrasta com o caçula Christian Gabriel, promessa brasileira nos eventos de velocidade da classe F37 (paralisados cerebrais), que tem apenas 17 anos. 

Os 43 atletas estão divididos entre 29 homens e 14 mulheres. Por deficiência, a equipe brasileira é composta por 26 pessoas com limitações físicas, caso do paraibano Petrúcio Ferreira, recordista e campeão mundial dos 100m e 200m T47 (para amputados de braço). Dezesseis deficientes visuais e um deficiente intelectual também compõem o elenco. Doze atletas-guia estarão à disposição dos atletas em Dubai.

Foto: Alê Porto/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar